Multidão vai às ruas de Bogotá em apoio à decisão de Petro de romper relações com Israel
Em discurso durante a manifestação do 1º de Maio, presidente Gustavo Petro anunciou rompimento de relações diplomáticas e econômicas com Israel pelo genocídio em Gaza
247 - Uma gigantesca manifestação marcou o 1º de Maio em Bogotá, na Colômbia, sob o comando do presidente Gustavo Petro, que anunciou a total ruptura diplomática e comercial com Israel a partir do dia 2 de maio. A decisão foi revelada pelo próprio presidente durante um discurso na Praça Bolívar, na capital colombiana.
"Uma palavra justifica a necessidade de vida, revolta, hasteamento da bandeira e resistência, e essa palavra é 'Gaza', essa palavra é 'Palestina'. São meninas e meninos, bebês mortos, despedaçados por bombas. [Este] É um governo de mudança, e o presidente da República informa que amanhã as relações diplomáticas com o Estado de Israel serão rompidas, porque eles têm um governo e um presidente genocidas", declarou Petro.
O presidente colombiano vem criticando o genocídio em Gaza há meses. Em fevereiro, ele comparou as ações do governo israelense no enclave ao Holocausto. Essa postura tem sido alinhada às críticas do presidente Lula, a Tel Aviv.
Em março, o chanceler israelense, Israel Katz, atacou o governo colombiano, acusando Petro de apoiar o Hamas e suas ações em território israelense. Petro rejeitou as acusações e enfatizou que, se Israel não cumprisse a resolução de cessar-fogo aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, a Colômbia romperia relações com o país.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: