TV 247 logo
    HOME > América Latina

    No Equador, Daniel Noboa reforça sua política de segurança e anuncia que busca novo mandato. Correísmo define candidatos

    Bancada da Revolução Cidadã (RC) definiu neste sábado que Luisa González e Diego Borja são o binômio do correísmo para as eleições de 2025

    Daniel Noboa (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente do Equador, Daniel Noboa, que assumiu o poder em novembro, buscará um novo mandato para as eleições presidenciais de fevereiro de 2025.

    Tendo substituído Guillermo Lasso após o ex-presidente dissolver o parlamento em meio a pressões de impeachment, uma das primeiras medidas de Noboa no poder foi decretar um estado de exceção. O decreto foi estendido diversas vezes, com patrulhas militares em prisões e áreas violentas do país sob a ordem de reduzir conter a onda de homicídios. Noboa qualifica a situação como uma “guerra interna” contra as gangues, a quem chama de “terroristas”.

    Nesta semana, o presidente equatoriano decretou toque de recolher de sete horas à noite e de madrugada em 20 localidades do país com o objetivo de acabar com a violência das quadrilhas criminosas.

    Seis das 24 províncias do país estão em estado de emergência desde 2 de Julho até ao final deste mês. Enquanto durar o estado de emergência, o governo pode mobilizar as forças armadas para tarefas de vigilância dos cidadãos.

    Restam seis dias para o início do prazo estabelecido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para que as organizações definam internamente as suas candidaturas. A bancada da Revolução Cidadã (RC) definiu neste sábado (10) que Luisa González e Diego Borja são o binômio do correísmo para as eleições de 2025. González foi a candidata presidencial em 2023, informou o site Primicias. 

    Noboa é questionado pelos opositores por não ter conseguido controlar a insegurança que assola o país andino. Também acusa o atual presidente de buscar estabelecer um um modelo autoritário e ditatorial no país. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados