"O triunfo não é de agora e o devemos a muitas mulheres que vieram antes", diz Claudia Sheinbaum, a primeira presidenta mexicana
A presidente eleita afirmou que seu governo será para todos, mas enfatizou a importância histórica de ser a primeira mulher reconhecida para o mais alto cargo do país
247 – A candidata do partido Morena, Claudia Sheinbaum, foi eleita a primeira presidente mulher do México, com 59,5% dos votos, de acordo com o resultado da apuração do Instituto Nacional Eleitoral (INE), segundo aponta reportagem do El País.
Em um discurso realizado no Zócalo da Cidade do México, Sheinbaum agradeceu às mulheres pioneiras da história mexicana, mencionando figuras como sor Juana Inés de la Cruz, Gertrudis Bocanegra, Josefa Ortiz de Domínguez, Leona Vicario e Margarita Maza, entre outras. A presidente eleita afirmou que seu governo será para todos, mas enfatizou a importância histórica de ser a primeira mulher reconhecida para o mais alto cargo do país.
Sheinbaum destacou que o triunfo não é apenas dela, mas de todos que lutaram pela pátria, pelas liberdades e pela justiça ao longo da história. Ela mencionou movimentos sociais, operários, estudantis, médicos, de professores, de camponeses e de mulheres, dedicando a vitória a todas as mexicanas anônimas que forjaram a nação.
Ela também homenageou o presidente Andrés Manuel López Obrador, destacando seu compromisso com a justiça e seu povo. Com 51% das urnas apuradas, Sheinbaum quase o dobro da candidata da coalizão opositora, consolidando sua vitória histórica na eleição presidencial mexicana.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: