Eleições no México: apuração indica vitória de Claudia Sheinbaum, que será primeira mulher da história a presidir o país
Com 31% dos votos apurados, a cientista Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, é considerada eleita a nova presidente do México
247 - Na divulgação da primeira contagem preliminar oficial, com 31% dos votos apurados, a cientista Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, é considerada eleita a nova presidente do México com 59,5% dos votos. Os dados da contagem rápida foram divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE). Com esse resultado, Sheinbaum será a primeira mulher a ocupar o cargo no país, levando o partido de esquerda Morena, do atual presidente e seu padrinho político Andrés Manuel López Obrador, que possui 70% de aprovação no país, a mais seis anos no poder.
De acordo com O Globo, Claudia tem um intervalo que vai entre 58,3% e 60,7% dos votos e uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais sobre a segunda colocada, Xóchitl Gálvez, de centro-direita.
Quase 100 mil eleitores do México votaram no domingo. Além da presidência, o país também definiu a eleição de 128 senadores, 500 deputados federais e mais de 20 mil cargos em eleições locais de prefeituras e câmaras.
Saiba mais - Os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ) viajaram ao México para acompanhar as eleições com o Grupo de Puebla, participaram do programa Boa Noite 247 deste domingo (2).
“Hoje, pela manhã, visitamos diversas seções eleitorais e é uma eleição muito interessante com um nível recorde de comparecimento para a votação. Aqui o voto não é obrigatório. Então, tem quase 100 milhões de eleitores cadastrados e eles avaliam que essa é a eleição com maior comparecimento”, destacou Gleisi.
Para a deputada, o comparecimento recorde é resultado da gestão exitosa do presidente López Obrador.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: