Espero alta participação da cidadania nestas eleições, afirma Claudia Sheinbaum, candidata favorita à Presidência do México
“Não foi apenas nas presidenciais, temos mulheres se destacando nas disputas em todos os cargos”, afirmou a presidenciável
Opera Mundi - Por volta das 9h30 (hora do México, 12h30 na hora de Brasília) deste domingo (02/06) a política e cientista Claudia Sheinbaum, candidata presidencial do partido Movimento de Regeneração Nacional (Morena), realizou seu voto nas eleições gerais em seu país.
A candidata governista, apoiada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, votou em um colégio da localidade de San Andrés Totoltepec, no município de Tlalpan, no Distrito Federal mexicano.
Em uma breve coletiva organizada logo após sair do colégio eleitoral, Sheinbaum ressaltou a importância do protagonismo feminino nas eleições mexicanas deste ano.
“Não foi apenas nas presidenciais, temos mulheres se destacando nas disputas em todos os cargos. Creio que os resultados desta noite vão nos mostrar isso”, declarou a candidata, que é ex-prefeita da Cidade do México, que revelou ter votado em mulheres em todos os cargos que estão sendo disputados.
Sheinbaum também disse esperar “que seja uma jornada de alta participação da cidadania, para mostrar a força da nossa democracia”.
Xóchitl Gálvez
Em horário quase simultâneo ao de Claudia Sheinbaum, a candidata da coalizão de direita Xóchitl Gálvez compareceu à zona de votação preparada dentro da Prefeitura de Miguel Hidalgo, outro município do Distrito Federal do México.
Após a votação, a senadora, que representa diferentes setores da direita – tanto o moderado Partido Revolucionário Institucional (PRI) quanto o extremista Partido da Ação Nacional (PAN) –, disse apenas que “Deus vai nos cuidar e nos iluminar nesta jornada, para que nós possamos colocar o México nos trilhos novamente”.
Obrador
O atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, votou duas horas depois de Sheinbaum, no Antigo Palácio do Arcebispado, no centro da Cidade do México.
Acompanhado por sua esposa, Beatriz Gutiérrez, o mandatário não deu declarações à imprensa, mas reservou alguns minutos para tirar fotos com outros eleitores que estavam nas imediações.
Um grupo de repórteres postado nas proximidades, mas separados por biombos, insistiu em pedir uma declaração do presidente, que reagiu afirmando apenas estar “animado com a possibilidade de seguir mudando o México e fazendo história”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: