Mexicanos vão às urnas neste domingo (2). Candidata de esquerda é favorita
Claudia Scheibaum tem vantagem confortável, apontam pesquisas
247 - Os mexicanos vão às urnas no próximo domingo (2) para escolher o presidente do país pelos próximos seis anos. As pesquisas mais recentes indicam uma liderança confortável de Claudia Sheinbaum, candidata do atual presidente Andrés Manuel López Obrador e da coalizão de esquerda Morena-PT-PVEM. A principal adversária de Scheinbaum é Xóchitl Gálvez, uma empresária do ramo da tecnologia e senadora que representa a coalizão PAN- PRI-PRD, de direita.
São esperados quase 100 milhões de eleitores para uma eleição que deve ser histórica: pela primeira vez na história o México deve eleger uma mulher para presidência. Além do presidente, os mexicanos irão escolher os assentos no Congresso e milhares de cargos locais. O Morena é o favorito a continuar com a maioria. O partido de esquerda governa em 23 dos 32 estados do país e tenta superar a maioria simples que detém nas duas Casas do Congresso.
A última pesquisa da empresa Mitofsky aponta que Claudia Scheinbaum lidera a corrida presidencial por mais de 20 pontos percentuais sobre Galvéz, com 48,9% contra 28,1%. Já o levantamento De las Heras mostra uma diferença ainda maior: a candidata do Morena tem 64% das intenções de voto contra 28% da opositora.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: