Extrema-direita venezuelana celebra vitória de Trump e pede apoio para derrubar Maduro
O apoio à reeleição do republicano é visto como um esforço estratégico para a causa de uma Venezuela sem Nicolás Maduro
247 – A oposição venezuelana, liderada por María Corina Machado e Edmundo González, comemorou a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, realizadas nesta terça-feira (5). O apoio à reeleição do republicano é visto como um esforço estratégico para a causa de uma Venezuela sem Nicolás Maduro.
"Felicito o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald J. Trump, por seu triunfo nesta jornada democrática", disse González.
Por sua vez, María Corina Machado também parabenizou Trump e reforçou a ideia de um estreitamento de laços entre a oposição venezuelana e a administração dos Estados Unidos.
"Presidente Trump, o governo democrático que nós, venezuelanos, elegemos em 28 de julho (...) será um aliado confiável para trabalhar com sua administração pelo bem estar de nosso povo", afirmou Machado.
Trump foi aliado da oposição venezuelana durante o seu primeiro mandato na Casa branca, adotando uma postura de linha dura com sanções econômicas contra a Venezuela. Na época, ele também reconheceu Juan Guaidó, então chefe do Parlamento, como presidente interino, visando forçar a saída de Maduro.
"O reconhecimento e o apoio de Trump à causa democrática no continente e especialmente na Venezuela têm sido fundamentais para gerar pressão sobre as ditaduras e opções de mudança em favor da América Latina", disse Guaidó.
"Sabemos que contamos com você", acrescentou Machado. (Com informações de AFP).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: