Ortega desafia Lula e diz que Brasil sob seu governo não é o "gigante do bem"
Presidente da Nicarágua acusa Lula de agir como "Golias" contra a Venezuela
247 - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, fez fortes críticas à posição conjunta de Brasil e Colômbia sobre o impasse eleitoral na Venezuela, após o Judiciário do país validar os resultados eleitorais de 28 de julho, que deram vitória ao presidente Nicolás Maduro. Brasil e Colômbia ainda não parabenizaram Maduro, e pedem a divulgação das atas de votação.
Segundo Ortega, a posição reflete os interesses dos Estados Unidos para a América Latina. Ele também cobrou respeito do presidente Lula. "Se quer que eu te respeite, me respeite, Lula. Se quer que o povo bolivariano te respeite, respeite a vitória do presidente Nicolás Maduro. A Petro, lhe digo, pobre Petro, compete com Lula quem vai ser o líder de quem vai representar os yankees na América Latina. Assim vejo o Petro. Petro não tem a força que, logicamente, tem o Brasil, que é o gigante da América Latina. É gigante, mas com esse governo de Lula não é gigante do bem, é Golias querendo arrasar o Davi na América Latina. E isso Lula não poderá fazer", disse Ortega durante a cúpula da ALBA-TCP.
A cimeira dos presidentes realiza-se virtualmente esta segunda-feira (26). O grupo regional ALBA-TCP é composto pela República Bolivariana da Venezuela, República de Cuba, Estado Plurinacional da Bolívia, República da Nicarágua, Comunidade da Dominica, República do Equador, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda e Santa Lúcia.
Na última sexta-feira, os Estados-membros da ALBA-TCP emitiram um comunicado oficial saudando a decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela que certificou os resultados eleitorais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: