TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Pepe Mujica reflete sobre estado de saúde: "um desastre"

      "Estou doente e velho. Enfim, estou indo", disse o ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

      José 'Pepe' Mujica (Foto: Reuters)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica compartilhou uma atualização sobre sua saúde neste sábado (1), durante a posse do novo presidente do país, Yamandú Orsi. Aos 89 anos, ele reafirmou que enfrenta um câncer no esôfago e que sua condição se agravou. 

      "Estou doente e velho. Tenho as duas coisas. Minha cabeça funciona bem, mas o resto, o estômago, um desastre. Mas, enfim, estou indo", afirmou Mujica, segundo o Metrópoles.

      Saúde debilitada e despedida anunciada - Em janeiro deste ano, Mujica anunciou que o câncer que vinha tratando desde abril de 2024 havia se espalhado pelo corpo. Diante da idade avançada, o ex-presidente revelou que não se submeteria mais a tratamentos médicos agressivos. Além do tumor, ele também convive com outras doenças crônicas.

      Na ocasião, Mujica deixou uma mensagem que soou como uma despedida e fez um último pedido: "o que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso".

      Apoio a Yamandú Orsi e legado político - Mujica é um dos principais padrinhos políticos de Yamandú Orsi, que assumiu a presidência do Uruguai para um mandato até 2030. "Conheço ele há 40 anos. Ele era um garoto quando se juntou ao nosso partido. Foi se tornando homem. Um aprendizado esplêndido. Tenho uma confiança enorme nele, sim", declarou Mujica.

      Durante a campanha eleitoral, Orsi contou com o apoio do ex-presidente. Antes de entrar para a política, o novo mandatário era professor de história e governou uma das regiões do país.

      Apesar da relação próxima, Mujica minimizou seu papel como conselheiro de Orsi: "Orsi tem que governar e cuidar dos problemas do Uruguai. Entrar para falar com um velho cascudo como eu, não. Alguma vez ele vai me ver, mas ele é mais moderno do que eu".

      O reconhecimento de Lula - O presidente Lula (PT) também participou da posse de Orsi, em Montevidéu, e se encontrou com Mujica. Em uma publicação nas redes sociais, Lula exaltou a trajetória do líder uruguaio e demonstrou carinho pelo amigo. "Mujica está acima da média dos seres humanos. E eu tenho um profundo amor e respeito por esse companheiro. Carrego Mujica no fundo do meu coração", escreveu Lula.

      O presidente brasileiro desejou longevidade a Mujica e garantiu que tratará o novo chefe de Estado uruguaio "com o mesmo carinho e amizade" que sempre manteve com ele.

      Pepe Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 e, ao longo de sua vida pública, construiu uma imagem de líder humilde e popular, com forte compromisso social. No seu primeiro ano de governo, Lula estava no último ano de seu segundo mandato no Brasil, e os dois desenvolveram um laço de amizade que perdura até hoje.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados