Plano econômico de Milei é "tosco e vai naufragar", diz Mendonça de Barros
Economista José Mendonça de Barros, avalia que "o governo é muito fraco politicamente, agravado pelo discurso libertário radical e um programa econômico tosco"
247 - O economista José Mendonça de Barros avalia, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, que o plano econômico do presidente de extrema direita da Argentina, Javier e Milei, é “tosco” e “vai naufragar”. “O governo é muito fraco politicamente, agravado pelo discurso libertário radical e um programa econômico tosco”, destaca.
Para ele, “o plano não tem nem sequer uma âncora nominal, nem um conjunto organizado de reformas econômicas a serem aprovadas pelo Congresso. Ao contrário, as propostas do Executivo alteraram todas as regras simultaneamente na chamada ‘Lei Ônibus’ e estão sendo sistematicamente rejeitadas pelo Congresso e por Tribunais”.
Ainda segundo Mendonça de Barros, “há também uma clara subestimação do tamanho da recessão que irá ocorrer, mitigada apenas pela importante recuperação da produção agrícola. Os indicadores de produção industrial caíram mais de 10% e a construção, mais de 6% em janeiro e fevereiro, antevendo o que vem adiante”.
“É muito difícil imaginar que se absorva sem reações uma queda abrupta de 20% a 30% na renda real de parte significativa da sociedade, que já ostentava na origem níveis elevados de pobreza, em regime democrático. Os níveis de incerteza voltarão a se elevar. O plano vai naufragar”, finaliza.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: