Presidenta de Honduras ameaça retirar base militar dos EUA
Em sua justificativa, a presidenta Xiomara Castro criticou a deportação em massa de imigrantes nos Estados Unidos, defendida por Donald Trump
247 - A presidenta de Honduras, Xiomara Castro, afirmou que a base militar norte-americana localizada no país, na América Central, poderá ser retirada caso o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, realize uma deportação em massa de hondurenhos. De acordo com números oficiais divulgados por Honduras, mais de 1 milhão de hondurenhos residem nos Estados Unidos, entre aqueles com status legal e os sem documentação. Cerca de 280 mil desses cidadãos estão atualmente em processo de deportação, acrescentou a agência.
“Teríamos que considerar uma mudança em nossas políticas de cooperação com os Estados Unidos, especialmente na área militar, onde, sem pagar um centavo há décadas, mantêm bases militares em nosso território, que, nesse caso, perderiam completamente a razão de existir em Honduras”, declarou a mandatária, segundo a agência EFE.
A Força-Tarefa Conjunta Bravo está localizada na Base Aérea Soto Cano, em Comayagua, e opera desde 1982. Essa unidade é formada por mais de 500 soldados norte-americanos e cerca de 500 civis de Honduras e dos Estados Unidos.
As remessas enviadas pelos hondurenhos residentes no exterior representam aproximadamente 25% do Produto Interno Bruto do país centro-americano, sendo uma fonte vital de sustento para muitas famílias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: