Presidente de Cuba recebe ministro russo para situações de emergência
A visita ocorre no momento em que Cuba faz esforços para a recuperação dos danos causados por dois furacões e pelo mesmo número de terremotos
Prensa Latina - O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, recebeu nesta quarta-feira (14), o ministro da Proteção Civil, Emergências e Eliminação das Consequências de Desastres da Federação Russa, Aleksandr Kurenkov.
“É um prazer recebê-lo em Cuba”, afirmou o presidente, ao receber no Palácio da Revolução (sede do Executivo) o ministro russo, que desde a terça-feira se encontra em visita a Cuba no momento em que o país faz esforços para a recuperação dos danos causados recentemente por dois furacões e pelo mesmo número de terremotos.
Segundo a Presidência de Cuba, o presidente garantiu a Kurenkov que “esta é uma visita que contribui para consolidar os laços de amizade entre os dois países e é muito útil para nós”.
Da mesma forma, Díaz-Canel transmitiu uma saudação afetuosa ao presidente russo, Vladimir Putin.
O visitante manifestou satisfação por estar em Cuba e pela oportunidade de intercâmbio com o chefe de Estado caribenho.
“Viemos com o objectivo de continuar a fortalecer as relações de colaboração com Cuba, que têm um carácter amigável e de camaradagem”, sublinhou o visitante russo.
O visitante visitou hoje as instalações do Corpo de Bombeiros Cubanos (CBC) nesta capital.
Kurenkov foi à Unidade Especial de Resgate e Resgate, onde conversou com membros da liderança do Ministério do Interior e do CBC.
No local recebeu uma atualização sobre as projeções estratégicas da colaboração bilateral e as missões do centro, que incluem a contribuição internacionalista dos seus membros nos países afetados por desastres.
O chefe russo de situações de emergência também visitou o Centro Regional de Treinamento de Resgate e Incêndios Cuba-Rússia (Cresb), onde são treinados esses especialistas de Cuba e de outras nações latino-americanas.
Naquele local, entregará uma doação composta por técnicas motorizadas de combate a incêndios e outros equipamentos, como parte dos acordos de cooperação, que também estabelecem a participação de especialistas russos em cursos de formação no país caribenho.
Segundo a agenda, Kurenkov e sua comitiva participarão da reabertura do Museu Nacional dos Bombeiros Cubanos e prestarão homenagem aos soldados soviéticos que morreram no cumprimento de suas missões em Cuba.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: