Em meio aos estragos de furacão, Cuba registra terremoto de magnitude 5,9
O país ainda lida com os efeitos do furacão Rafael, de categoria 3, que causou apagões
247 - Um forte terremoto de magnitude 5,9 atingiu a costa sudeste de Cuba neste domingo, gerando apreensão entre os moradores da região, informa O Globo. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) localizou o epicentro a cerca de 35 quilômetros da costa de Bartolomé Maso, na província de Granma, e a aproximadamente 175 quilômetros de Santiago de Cuba, com profundidade de 14,2 quilômetros.
Segundo o Centro Nacional Cubano de Pesquisas Sismológicas (CENAIS), o tremor foi perceptível em várias províncias do leste cubano, além das áreas de Camagüey e Ciego de Ávila, no centro. Até o momento, não há relatos de vítimas ou grandes danos, embora o abalo tenha gerado comoção. Nas redes sociais, usuários relataram que o tremor também foi sentido no sul da Flórida, nos Estados Unidos.
“Aqui as pessoas saíram rapidamente às ruas porque o terreno se movia com muita força”, relatou Andrés Pérez, um aposentado de 65 anos residente no centro de Santiago de Cuba. “Senti muito forte, e minha esposa está uma pilha de nervos”, completou.
O abalo ocorre em um momento delicado para o país, que ainda lida com os efeitos do furacão Rafael, de categoria 3, que afetou o oeste de Cuba recentemente, causando apagões e deixando a população sem eletricidade por quase dois dias. O último tremor significativo na região de Santiago de Cuba, de magnitude 5,1, ocorreu em 17 de outubro, sem registros de danos.
O terremoto mais intenso dos últimos anos em Cuba foi o de magnitude 7,7, registrado em janeiro de 2020 nas águas do Caribe, que levou à evacuação de prédios em Havana, embora não tenha provocado maiores danos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: