Presidente do Equador declara estado de emergência no país
Emergência é no setor elétrico, devido a grave comoção interna e calamidade pública, em todo o território nacional, durante 60 dias
Sputnik Brasil - O presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou nesta sexta-feira (19) um novo estado de emergência no país. Desta vez, a emergência é no setor elétrico, devido a grave comoção interna e calamidade pública, em todo o território nacional, durante 60 dias.
O Decreto Executivo nº 229 não restringe os direitos dos cidadãos; mas prevê o destacamento, em todo o país, da Polícia Nacional e das Forças Armadas. O primeiro artigo do texto diz: "Declarar estado de emergência em razão de grave comoção interna e calamidade pública em todo o território nacional causada pela emergência no setor elétrico, a fim de garantir a continuidade do serviço público de energia elétrica".
A medida, que vigorará durante 60 dias, ordena a mobilização da Polícia Nacional e das Forças Armadas para garantir a segurança das instalações críticas de infra-estruturas energéticas, "para prevenir sabotagens, ataques terroristas e outras ameaças".
Segundo a mídia local, o reservatório de Mazar, o segundo maior do Equador, está no epicentro da crise energética que assola o país.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: