Procuradores do Peru investigam possível abuso de poder pela presidente do país
Dina Boluarte e o ministro do Interior interino Walter Ortiz Acosta também são investigados por obstrução da justiça
CIDADE DO MÉXICO, 11 de maio (Sputnik) - O escritório do procurador peruano informou que iniciou uma investigação preliminar contra a presidente Dina Boluarte e o ministro do Interior interino Walter Ortiz Acosta por suposto abuso de poder e obstrução da justiça.
Ortiz havia dissolvido anteriormente uma unidade especial da polícia que apoiava a organização responsável pela investigação de corrupção. Isso ocorreu logo antes da detenção do irmão da presidente, Nicanor Boluarte, sob suspeita de corrupção na sexta-feira.
"O escritório do procurador ... decidiu iniciar procedimentos preliminares contra Dina Ercilia Boluarte Zegarra, presidente da república, como alegada instigadora, e contra Walter Ortiz Acosta, ministro do Interior interino, como alegado autor do crime contra a administração da justiça .... em relação aos eventos em torno da emissão do Decreto Ministerial nº 0610-2024-IN, que desativa a Unidade Especial da Polícia em apoio à Equipe Especial de Procuradores contra a Corrupção de Poder (EFICCOP)", disse o escritório do procurador em comunicado.
O escritório acrescentou que uma investigação preliminar também foi iniciada contra ambos os políticos por suspeita de abuso de poder.
Esta é mais uma investigação contra a presidente peruana. Ela está atualmente sob investigação por supostos crimes de enriquecimento ilícito e posse de bens não declarados. A investigação começou após ela ser vista usando um relógio Rolex no valor de cerca de US$ 13.000, com a mídia afirmando que ela possuía uma coleção de relógios de luxo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: