'Quanto mais transparência, mais chance Maduro terá de governar tranquilo', diz Lula
Presidente também afirmou que é preciso acabar com a ingerência na Venezuela e defender a autonomia do país
247 - O presidente Lula defendeu nesta terça-feira (30) que o governo do presidente Nicolás Maduro e as autoridades na Venezuela sejam mais transparentes na divulgação dos resultados eleitorais, e afirmou que isso ajudaria a garantir a estabilidade política do país.
"Há uma proposta que está sendo feita de que Brasil, México e Colômbia assinassem uma nota conjunta. Eu acho que não é necessária muita coisa não. É necessário apenas o seguinte: o presidente Maduro sabe perfeitamente bem que, quanto mais transparência houver, mais chance ele terá de ter tranquilidade para governar a Venezuela", disse Lula em entrevista à TV Centro América.
O presidente também criticou as sanções ocidentais contra Caracas e defendeu o direito dos venezuelanos de construir um modelo próprio de desenvolvimento. "Porque nós, eu enquanto cidadão do Planeta Terra, enquanto cidadão brasileiro e enquanto presidente, eu acho que é preciso acabar com a ingerência externa nos outros países. Eu acho que a Venezuela tem o direito de construir o seu modelo de crescimento e desenvolvimento sem que haja um bloqueio. Um bloqueio que mata o povo há 70 anos, bloqueio que penaliza o Irã, que penaliza a Venezuela. Tem de parar com isso. Cada um constrói o seu processo democrático, cada um tem o seu processo eleitoral", acrescentou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: