Relação entre Venezuela e Rússia atingiu um nível de “alta maturidade”, diz Maduro
Os dois países assinaram novos acordos em diversas áreas
Sputnik - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (11), que as relações entre seu país e a Rússia atingiram um nível de “alta maturidade”, após a assinatura de novos acordos em diversas áreas entre as duas nações.
“Atingimos um nível de elevada maturidade no conhecimento mútuo entre países e governantes, na confiança política humana que existe, vital nas relações entre países, e no conhecimento do potencial”, disse Maduro no seu programa de televisão Com Maduro+ .
A este respeito, considerou que a 18ª reunião da Comissão Intergovernamental de Alto Nível (CIAN), realizada no dia 7 de novembro em Caracas, foi uma das reuniões mais completas do ponto de vista operacional.
“Todas as áreas de cooperação foram definidas detalhadamente: energia, investimentos em petróleo, petroquímica, blocos de gás, tudo o que tem a ver com o fortalecimento do sistema elétrico venezuelano, o desenvolvimento comercial, agroprodutivo e no nível militar”, disse ele. comentou.
Da mesma forma, reiterou que o intercâmbio comercial entre Venezuela e Rússia atingiu 453% este ano.
“Existe uma aliança estratégica entre os dois países, é uma boa notícia que em 2024 teremos crescido o intercâmbio comercial em 453%, estamos no caminho certo”, disse.
No dia 7 de novembro, a Venezuela e a Rússia assinaram 17 novos acordos de cooperação binacional até 2030.
A CIAN foi presidida pelo vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Chernishenko , e pela vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez .
Por sua vez, Chernishenko assegurou que a Venezuela continua a ser um poderoso aliado da Rússia na América Latina e confirmou a vontade do seu país de desenvolver a parceria técnico-militar estratégica com Caracas.
Entre os documentos assinados destacam-se : o plano de desenvolvimento de áreas-chave até 2030, um acordo sobre ciência e tecnologia, a assinatura de um memorando de entendimento entre a estatal PDVSA e a Universidade Federal de Kazan , para formação, capacitação e consultoria em petróleo, gás e petroquímica.
Além disso, a estatal selou uma aliança com a RT-Project Technologies , em questões de segurança industrial petrolífera.
Estes novos acordos somam-se aos 340 instrumentos de cooperação bilateral assinados.
Além disso, a CIAN conta com 13 subcomissões em áreas estratégicas, incluindo financeira, energia, indústria, comércio, alfândega, transportes e turismo, agricultura, pesca e alimentação, ciência e tecnologia, educação, saúde, cultura, desporto e juventude, entre outras
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: