Relações diplomáticas do México com EUA e Canadá estão vivendo momento crítico
As relações com as embaixadas dos EUA e do Canadá estão “pausadas”, diz presidente do México
Prensa Latina - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta terça-feira (27) que as relações com as sedes diplomáticas dos Estados Unidos e do Canadá no México estão “pausadas”, após declarações consideradas desrespeitosas por ambos os embaixadores.
“Fazer uma pausa significa que vamos dar o nosso tempo”, disse o presidente durante a sua habitual coletiva de imprensa, aludindo aos comentários feitos na semana passada pelo embaixador norte-americano Ken Salazar a propósito da proposta de reforma judicial promovida pelo governo mexicano.
A relação continua com as duas nações, mas esperamos que haja uma ratificação por parte delas de que respeitarão a independência do México, a soberania do nosso país, enfatizou.
“Não vamos dar-lhes conselhos lá, nem dizer o que é certo e o que é errado. Queremos que sejam respeitosos, que haja uma relação recíproca em termos de respeito pela soberania”, frisou.
Os embaixadores dos Estados Unidos e do Canadá no México expressaram preocupações sobre a proposta de reforma judicial do México, que veem como uma ameaça significativa à democracia do país e às suas relações comerciais críticas com os Estados Unidos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: