TV 247 logo
HOME > América Latina

Presidente do México enviará nota diplomática aos EUA sobre financiamento de ONG opositora

Governo dos EUA doou US$ 5 milhões à Mexicanos Contra a Corrupção e a Impunidade (MCCI) entre 2018 e 2023.

AMLO e protestos no México contra o governo (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

(Sputnik) – O México enviará uma nota de protesto aos Estados Unidos devido ao seu financiamento da organização não governamental Mexicanos Contra a Corrupção e a Impunidade (MCCI), que é oposicionista ao governo do país, anunciou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na quarta-feira.

"Estou enviando uma carta ao presidente dos EUA [Joe] Biden sobre este assunto. Além disso, o ministério das Relações Exteriores enviará uma nota diplomática, porque acreditamos que há uma interferência aberta do governo dos EUA em assuntos que são soberanos ao nosso país", disse López Obrador a repórteres.

Durante a conferência de imprensa, foi apresentado um relatório do serviço de inteligência financeira do México, segundo o qual o governo dos EUA doou US$ 5 milhões à organização entre 2018 e 2023.

"O que é isso? Por um lado, eles [os EUA] mantêm boas relações e cooperação [com o governo mexicano], mas, por outro lado, enviam dinheiro para a oposição com o objetivo de difamar? Por que usam esses padrões duplos? Por que essa hipocrisia?" questionou López Obrador.

Diversas fundações dos EUA também doaram dinheiro para a organização opositora, acrescentou o presidente mexicano.

Esta não é a primeira vez que López Obrador expressa sua insatisfação com o apoio de Washington à oposição mexicana. Em maio de 2023, ele enviou outra carta a Biden, exigindo que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) pare de financiar organizações opositoras ao governo legítimo do México, incluindo a MCCI. Em 2021, ele enviou uma nota diplomática aos EUA sobre o mesmo assunto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados