TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Rússia negocia desdolarização do comércio com a América Latina, diz diplomata

    "Temos negociações com muitos países. Isso também está acontecendo no âmbito do BRICS, há ideias de implementar plataformas de pagamento alternativas", disse Aleksandr Schetinin

    (Foto: Jo Yong hak / Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Sputnik - Moscou está conduzindo negociações para a desdolarização do intercâmbio comercial com uma série de países latino-americanos: Cuba, Nicarágua, Venezuela, bem como membros do BRICS, há progressos nesta questão, declarou à Sputnik o diretor do Departamento da América Latina no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Schetinin.

    "As instituições empresariais e bancárias estão em processo de negociação […] para encontrar as formas mais aceitáveis e convenientes de interação a fim de garantir as relações comerciais e econômicas entre nossos países. Uma delas são as moedas nacionais, a introdução de cartões Mir, a introdução de transações diretas", disse Schetinin nas margens do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), que abriu hoje.

    Ele ressaltou que as formas de desdolarização podem ser diferentes, mas a prioridade é desenvolver a cooperação.

    "Nós [temos negociações] com muitos países. Isso também está acontecendo no âmbito do BRICS, há ideias de implementar plataformas de pagamento alternativas […] Сom uma série de outros países com os quais temos relações comerciais e econômicas normais: Cuba, Nicarágua, Venezuela", disse Schetinin. Segundo ele, já "há progressos" nesta questão.

    Mais de 17 mil participantes de 130 países estão presentes no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), evento empresarial russo anual para o setor econômico. Neste ano, o SPIEF é realizado entre os dias 5 e 8 de junho.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados