HOME > América Latina

"Todos manifestaram desejo de eleições competitivas", diz Amorim após encontros com Maduro e lideranças da oposição venezuelana

A posição dos governistas é clara: não haverá acordo com a oposição enquanto todas as sanções unilaterais não forem anuladas

Celso Amorim e Nicolás Maduro (Foto: Reprodução/Twitter/@NicolasMaduro)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Celso Amorim, ex-chanceler e chefe da assessoria especial da Presidência da República, fez uma viagem discreta de apenas um dia a Caracas nesta semana. Durante a visita, ele se reuniu tanto com o presidente Nicolás Maduro quanto com membros da oposição ao governo venezuelano.

"Todos manifestaram lá o desejo de eleições competitivas. É a expectativa real. Em 20 anos de contato com o país, nunca vi um clima tão grande de incentivo à democracia", disse ele à Folha de S. Paulo, em entrevista publicada nesta sexta-feira (10).

>>> "Devo e quero pagar", diz Maduro sobre dívida de US$ 1 bi da Venezuela com o Brasil

A posição dos governistas é clara: não haverá acordo com a oposição enquanto todas as sanções unilaterais não forem anuladas. Essa mensagem foi reiterada nas cerimônias do Dia do Anti-Imperialismo Bolivariano

Sobre a questão das sanções, Amorim concordou: "quanto mais restrições econômicas, mais difícil se torna o caminho para a estabilidade e à democracia". Ele afirma que a viagem foi uma "clara demonstração do interesse do Brasil de manter uma boa relação e apoiar a democracia na Venezuela".

>>> Em Caracas, Celso Amorim também deve encontrar-se com representantes da oposição venezuelana 

Durante reunióes em Caracas, os representantes do governo brasileiro enfatizaram o apoio à realização de 'eleições competitivas' na Venezuela. 

Além da reunião com Maduro, Amorim teve encontros com Gerardo Blyde, principal negociador da oposição; Timoteo Zambrano e Luis Augusto Romero, da coalizão Aliança Democrática e Antonio Ecarri, da Aliança do Lápis.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: