Venezuela e Irã fortalecem laços de cooperação
O Irã e a Venezuela têm cerca de 300 alianças em áreas estratégicas como ciência e tecnologia, o setor petrolífero, a petroquímica e o comércio
247 - O presidente da Venezuela , Nicolás Maduro, recebeu nesta quinta-feira (21) o copresidente da Comissão Conjunta de Alto Nível da República Islâmica do Irã , Aziz Nasirzadeh, no Palácio Miraflores, informa a Telesur.
A Comissão Mista de Alto Nível entre ambos os governos assinou dois memorandos, um sobre Isenção de Vistos e outro sobre Transferência de Tecnologia e Formação em Inteligência Artificial.
O presidente venezuelano especificou que todas as comissões de trabalho realizaram um extenso trabalho para traçar o mapa da cooperação que foi construído, o que levou 20 anos de trabalho eficaz nas relações entre o Irã e a Venezuela. Nesse sentido, destacou a confiança política que existe entre as partes.
“O Irã consolidou-se como uma potência emergente no mundo multipolar e pluricêntrico que emerge hoje na humanidade. “É um país com grande capacidade tecnológica, grande tradição educativa, cultural e científica”, disse o chefe de Estado e especificou que soube resistir a mais de 45 anos de cerco imperialista, o que aumentou o seu espírito de batalha.
Nesse sentido, destacou o legado do pensamento do Libertador Simón Bolívar e do Comandante Hugo Chávez, e especificou que “na mesma medida em que tecemos o nosso próprio modelo de independência, estamos tecendo o novo mundo, fortalecendo as alianças do sul global."
Ele também garantiu que se consolidou uma relação que a Venezuela nunca teve antes com um país tão poderoso como o Irã. A este respeito, lembrou que várias etapas foram ultrapassadas e com a décima Comissão Mista abre-se um novo capítulo, com um mapa de cooperação com grandes desafios no quadro de um mundo que aspira a não ter colónias, hegemonias ou fascismo.
“Da Venezuela e do Irã, dizemos sim à liberdade, ao diálogo aberto dos povos, das civilizações, à construção conjunta. Abre-se uma nova etapa na relação Irã-Venezuela para aumentar o comércio, a mobilidade e o intercâmbio através do turismo. “A Venezuela está preparada para receber grandes contingentes de famílias e turistas do Irã”, indicou.
Após a assinatura dos documentos, Aziz Nasirzadeh afirmou que “a distância geográfica nunca foi um obstáculo ao aprofundamento das relações entre os nossos povos”.
“O Irã e a Venezuela são amigos e irmãos num único navio que carrega o destino dos dois países devido às ameaças que existem. O imperialismo procura sempre ter domínio sobre os povos livres e soberanos e está incomodado com a cooperação entre os dois países que procuram um mundo livre de hegemonia", destacou.
Da mesma forma, previu que a Comissão Mista se tornará um marco na relação bilateral pelas grandes conquistas e acordos, que estão abrindo um novo capítulo na relação entre os dois países.
“O Irã não poupará esforços para consolidar a cooperação com a Venezuela. “Vamos facilitar as relações e os contratos entre as empresas do setor privado”, disse e concluiu referindo-se a uma frase expressa pelo comandante Hugo Chávez: “O amor se paga com amor”.
O Ministro do Poder Popular para os Transportes, Ramón Velázquez, afirmou que se avançaram nos últimos anos em 17 áreas de cooperação que avançam diferentes projetos, como transporte, turismo, integração cultural e conhecimento de ambos os povos.
“Há um nível de cooperação muito elevado na contribuição para a formação das nossas gerações futuras. Há a intenção de um empresário iraniano de fornecer a 50 escolas da Venezuela equipamentos para o aprendizado de inteligência artificial. “Eles são os focos científicos”, enfatizou Velázquez.
Da mesma forma, sublinhou que a relação entre o Irã e a Venezuela é estratégica e se fortalece em benefício de ambos os países.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: