TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Venezuela: Maduro reformula gabinete e consolida liderança

    Mudanças incluem o retorno ao gabinete de Diosdado Cabello e uma alteração nas funções da vice-presidente Delcy Rodriguez

    Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reúne-se com o Conselho de Estado e o Conselho de Defesa, em Caracas 30/07/2024 (Foto: Palácio de Miraflores/via REUTERS)

    247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez grandes mudanças em seu gabinete nesta terça-feira (27), incluindo na liderança dos ministérios do petróleo e das finanças e o comando da empresa estatal de petróleo, a PDVSA. Maduro anunciou “uma renovação de metade do gabinete executivo” para “as mudanças necessárias de diferentes ministérios para acoplar a força do governo popular, revolucionário e socialista da Venezuela e dar a ordem de que esta etapa foi aberta com a vitória [nas eleições] em 28 de julho”. 

    Apesar das disputas sobre os resultados da eleição por parte dos Estados Unidos e outros países, a Suprema Corte da Venezuela confirmou os resultados da comissão eleitoral do país e reconheceu Maduro como o presidente eleito para o mandato de 2025-2031. A oposição aposta em protestos e pressão internacional para derrubar Maduro, enquanto a disputa eleitoral chega à marca de um mês e os caminhos para reivindicar o poder parecem estreitos. 

    As mudanças incluem o retorno ao gabinete do líder do partido governista e famoso linha-dura, Diosdado Cabello, além de uma alteração nas funções da vice-presidente Delcy Rodriguez, que adicionará o ministério do petróleo às suas responsabilidades, conforme Maduro alterou sua retórica, afastando-se da disputa eleitoral e focando nas mudanças prometidas. 

    Cabello, um aliado próximo do antecessor de Maduro, o falecido Hugo Chávez, será o novo ministro do Interior, Justiça e Paz, após ser o segundo no comando do partido governista PSUV. Anabel Pereira é a nova ministra das Finanças, enquanto Hector Obregon é o novo presidente da PDVSA, substituindo Pedro Tellechea, que passará a chefiar o Ministério da Indústria, disse Maduro na televisão estatal. Yvan Gil e Vladimir Padrino permanecerão em seus respectivos cargos como ministro das Relações Exteriores e ministro da Defesa, disse Maduro. (Com agências). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados