HOME > América Latina

Venezuela orienta novo modelo econômico para os BRICS

Maduro afirmou que a Venezuela mantém uma orientação clara para o fortalecimento da sua economia e a sua integração com os BRICS

Nicolás Maduro (Foto: Reprodução/YT)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Durante uma reunião com representantes do setor bancário, seguros e valores mobiliários realizada nesta quinta-feira (29), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou a transição do país para um novo modelo geopolítico e econômico.

No encontro, o presidente da Venezuela reafirmou o compromisso do seu país com a formação de uma nova ordem mundial multipolar e destacou a importância dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) como caminho estratégico para o futuro económico da Venezuela, informa a Telesur. 

Maduro enfatizou a necessidade de alinhamento com os BRICS, observando que “a Venezuela tem vocação para uma nova geopolítica global, mas não apenas uma nova geopolítica. Porque emergiu um mundo multipolar, temos uma nova geoeconomia global porque emergiu uma nova economia global, assegurou.

E acrescento: “Hoje os blocos de poder económico já não estão onde estavam antes, e é uma tendência irreversível na história económica da humanidade no século XXI”.

Além da orientação geopolítica, o Presidente Maduro abordou a situação econômica interna, destacando os progressos no controle da hiperinflação e no fortalecimento do mercado interno.

Segundo dados oficiais citados pelo chefe de Estado, o crescimento do consumo interno atingiu 8,99% no primeiro semestre.

Por sua vez, o presidente venezuelano referiu que “a hiperinflação foi derrotada e ainda há boas notícias sobre o controle deste fenômeno”. 

Sublinhou ainda que “hoje temos um mercado interno bastante forte e robusto”, atribuindo esta conquista a um crescimento significativo da produção nacional e da oferta de produtos essenciais, que atingiu 97% de cobertura a nível nacional.

O presidente também destacou a importância de continuar a melhorar os salários e os rendimentos dos trabalhadores para sustentar e expandir estes avanços, afirmando que "criámos um sistema de rendimento e protecção social que dá a milhões de homens e mulheres neste país acesso ao consumo de seus elementos vitais.

Por último, Maduro reiterou que, apesar dos desafios, a Venezuela mantém uma orientação clara para o fortalecimento da sua economia e a sua integração com os BRICS, vendo neste grupo uma “vocação para o trabalho” que permitirá ao país alcançar um futuro próspero e sustentável.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados