A Argentina vai antecipar o futuro
Agora, é sintomático no continente o avanço do ativismo judicial populista para uma espécie de seleção entre quem pode ou não dirigir cargos públicos eletivos. Quase sempre isso é desferido contra lideranças de centro-esquerda relevantes. Quase sempre, abre-se caminhos para o extremismo de direita
Um juiz argentino, Bonadio, decretou a prisão de líderes do kirchnerismo e da própria ex-presidenta Cristina Kirchner. Ela, por ser senadora, aguarda autorização do Senado.
Este é um ponto de inflexão para toda a América Latina.
Em 2002, um golpe contra o presidente venezuelano Hugo Chavez colocou em questão se a institucionalidade do continente seria capaz de, enfim, absorver governos de esquerda. A vitória de Chavez acabou "dizendo" que sim.
Agora, é sintomático no continente o avanço do ativismo judicial populista para uma espécie de seleção entre quem pode ou não dirigir cargos públicos eletivos.
Quase sempre isso é desferido contra lideranças de centro-esquerda relevantes. Quase sempre, abre-se caminhos para o extremismo de direita.
Se o peronismo, com sua tradição e força, aceitar a prisão de Cristina, isto é, não for muito claramente além de notas e manifestações, um "sim" será dito ao continente sobre corporações filtrarem ao seu bel prazer (e quiçá de quais outros) a soberania popular e a representação democrática.
Quem acha que é só uma questão de "polícia x ladrão" que depois se vire com as suas consciências e abra sua própria fábrica de justificativas.
Virem a mesa, hermanos, para que esta zona de destruir economias, empregos, expertise, lideranças, partidos, governos e, agora, até mesmo pesquisa, produção acadêmica e instituições de educação, por despacho de autoproclamada superinstancia judicial, se encerre.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: