TV 247 logo
    Celso Raeder avatar

    Celso Raeder

    Jornalista e publicitário, trabalhou no Última Hora e Jornal do Brasil, é sócio-diretor da WCriativa Marketing e Comunicação

    102 artigos

    HOME > blog

    A cara do governo Lula

    A jornalista Vera Magalhães, em artigo publicado na sua coluna do jornal O Globo, diz que “falta uma cara” ao governo Lula 3

    Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    A jornalista Vera Magalhães, em artigo publicado na sua coluna do jornal O Globo, diz que “falta uma cara” ao governo Lula 3. Sinceramente, é preciso ter muita cara de pau para fazer uma afirmação como essa. Gostaria de perguntar para ela, tão perseguida e agredida pelas hostes bolsonaristas na gestão do “Messias”, se hoje ela sofre algum tipo de hostilidade incentivada pelo governo do PT. Por acaso isso não é um marco de civilidade, respeito à democracia e à liberdade do exercício pleno do jornalismo? Isso não é a cara do governo Lula3, Vera?

    No transcurso do seu artigo, Vera Magalhães, casada com um ex-assessor do PSDB, afirma que a inflação foi controlada nos primeiros oito anos do governo Lula, graças ao legado deixado pelo Plano Real. Se for assim, estamos diante da solução para um problema que tira o sono das maiores cabeças pensantes do planeta, em matéria de economia. Quer dizer, Vera, que em quase uma década, com guerras, oscilações nos preços do petróleo, disputas comerciais, tudo o que o presidente Lula precisou fazer foi se manter fiel às premissas do plano econômico tucano? Francamente!

    A partir daí, a narrativa da jornalista dá um salto temporal, cobrando do presidente Lula a falta de um legado em termos de diretriz e projetos de longo prazo. O problema é que ela omite o fato de que Lula “não herdou um Plano Real”, mas um país arrasado, à beira de uma ruptura institucional, comandado por um antecessor que lhe foi algoz, como de resto foram todos os jornalistas deste país. Mas na opinião dela o atual governo não fez nada. 

     Não fez nada? Quem ‘tirou a granada colocada no bolso do funcionário público” pelo Paulo Guedes? Quem devolveu os investimentos para pesquisas científicas e bolsas de estudos? Quem reajustou o valor da merenda escolar, congelada desde 2017? Qual a taxa de desemprego atual? Quanto você paga para abastecer o seu carro? Você está vendo mães brigando por ossos para dar aos filhos? Quem não fez nada, além de tramar um golpe, foi Jair Messias Bolsonaro. Você falou sobre isso em algum artigo? Desculpe se eu perdi. 

    Mas nem tudo é equívoco no texto de Vera Magalhães. De fato, o governo passa por sérios problemas de comunicação. Maior evidência disso é que uma jornalista tarimbada, sobrevivente de uma cultura fascista que tentou se perpetuar no país, não consegue enxergar que o Brasil tem uma cara nova, sim.  Essa cara nova está na cultura, no resgate do protagonismo global, numa política de Estado que respeita a diversidade religiosa, racial e cultural. Você não enxerga nada disso?  

    Eu também concordo com você, quando afirma que o governo é reativo, e que não se antecipa aos problemas. Mas você estaria disposta a, por exemplo, perfilar com o governo, caso este resolva acabar com a permissão dos CACs de importar fuzis? Você topa botar o dedo no nariz do Ronaldo Caiado, do Tarcísio de Freitas e do Cláudio Castro, na questão da necessidade de maior participação federal nas políticas corruptas de segurança dos estados que governam? Você tem algum texto aí na sua gaveta, criticando os pecuaristas que agora estão isentos de impostos na comercialização de carne na cesta básica, e mesmo assim não reduzem seus preços? Estou doido pra ler. 

    É Vera, não é fácil enfrentar a disputa política num cenário virtual, que envolve muito dinheiro e compra de engajamento. Essa gente pode escrever o que quiser. Mas você não.  

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados