TV 247 logo
    Ariovaldo Ramos avatar

    Ariovaldo Ramos

    Coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Presbítero da Comunidade Cristã Reformada em São Paulo, SP

    133 artigos

    HOME > blog

    A cristofobia e o cristifascismo

    Não! Não há Cristofobia no Brasil, mas, infelizmente, há cristifascimo, que é o que desperta angústia em todos os cristãos, incluindo evangélicos, que sempre souberam do Cristo como modelo maior de amor à humanidade

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    O presidente, em discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, apelou às nações para que lutem contra a Cristofobia.

    Cristofobia é uma das formas de descrever as perseguições que sofrem cristãos, onde a pregação da fé cristã é proibida, porém, isso não acontece apenas com a fé cristã, acontece com toda confissão de fé que destoe da confissão religiosa oficial ou do ateísmo oficial.

    No Brasil não sofremos de Cristofobia, porém, graças à ascensão de um movimento que tem sido chamado de cristofascismo tem havido perseguição religiosa e de outras ordens, no Brasil.

    Cristofascismo, aliás, é uma construção equivocada, deveria ser cristifascismo, uma vez que não há na figura do Cristo nada que poderia ser identificado com o fascismo, porém, há sim, pessoas que desenvolveram uma aberração que poderia ser chamada de cristianismo fascista, ou cristifascismo, não só no Brasil, mas, nos vários países que já viveram o fascismo.

    O presidente, inclusive, tem sido acusado de "capitanear" esse movimento cristifascista, e boa parte dos evangélicos está sob a acusação de participar e de fomentar esse cristifascismo, que consiste em invocar o Cristo para justificar atos ou ações de fomento de tudo o que tem a ver com fobias sociais em relação à mulheres, à população lgbtqi+, ao pretos e pretas, aos pobres e aos povos originários; além de ataques a outras confissões religiosas, principalmente, de matriz africana.

    Não há Cristofobia no Brasil. Basta olhar para os lados… em poucos lugares no mundo Cristo está tão presente no cotidiano do povo; símbolos cristãos espalhados por todos os lados: casas, lojas, carros inclusive em repartições públicas, apesar da constituição declarar o Brasil como país laico.

    A pessoa do Cristo é proclamada em prosa e verso, festas populares o invocam de uma ou outra forma. Não! Não há Cristofobia no Brasil, mas, infelizmente, há cristifascimo, que é o que desperta angústia em todos os cristãos, incluindo evangélicos, que sempre souberam do Cristo como modelo maior de amor à humanidade.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: