Sara York avatar

Sara York

Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Junior é graduada em Letras - Inglês (UNESA), Pedagogia (UERJ) e Vernáculas (UNESA), especialista em Gênero e Sexualidades (IMS/CLAM/UERJ), mestre em educação (UERJ) e doutoranda em Formação de Professoras/es (UERJ), pai, avó, pesquisadora e professora, a travesti da/na Educação.cialista em Gênero e Sexualidades (IMS/CLAM/UERJ), mestre em educação (UERJ) e doutoranda em Formação de Professoras/es (UERJ), pai, avó, pesquisadora e professora, a travesti da/na Educação. Jornalista SRD/6474794/2024

34 artigos

HOME > blog

A Marcha do Orgulho Trans de SP 2024

O tema de 2024, Renascença de Gênero, é o alvorecer de uma era onde todas as formas de ser são não apenas possíveis, mas celebradas

Parada LGBTI de São Paulo (Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acontece anualmente, há seis anos, a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo, que já é considerada a maior manifestação de protagonismo de Travestis, pessoas Transgêneros Binárias e Não Binárias da América Latina! O evento segue o calendário internacional em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, com a Marcha do Orgulho Trans abrindo os trabalhos, na sexta-feira, 31 de maio; no sábado, acontece a Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e, no domingo, a Parada Gay (LGBT).

Estudo inédito feito pela Faculdade de Medicina de Botucatu revelou que três milhões de brasileires se identificam como pessoas transgêneros e não binárias. O Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans do mundo, segundo dados da Transgender Europe, com o Projeto Trans Murder Monitoring, que conta com a parceria da Rede Trans no Brasil. 

“Reafirmamos com veemência o nosso compromisso pela liberdade de ser quem realmente somos. A Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo é um símbolo essencial desta batalha, um movimento que rompe barreiras e une diversas vozes em prol do respeito, visibilidade e equidade de direitos”, afirma Van Marcelino, diretor dos projetos no Instituto [SSEX BBOX] e idealizadora da Mostra Internacional Drag King Queer.

 O TikTok apresenta a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo, e tem como patrocinador a Tim e com apoio das instituições e marcas parceiras como TV Globo, All Out, 42 São Paulo, Clandestino, Out & Equal, Eletromidia e Instituto Ethos. Conta ainda com o apoio da Casa Neon Cunha, Mães pela Diversidade, Fonatrans, RedeTrans, Casa Florescer, Aliança Nacional LGBTI, Mostra Internacional Drag King Queer e Adeloyá Ojú Bará.

“No TikTok, celebramos a diversidade e nossa comunidade é um espaço de autenticidade para todes. Para nós, este é um momento não apenas para comemorar, mas também para reforçar a necessidade e a importância de construir ambientes mais inclusivos e justes", diz Gabriel Simas, Líder de Brand Marketing no TikTok na América Latina.

 A Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo é liderada há sete anos por uma instituição formada por pessoas trans e periféricas. Nesta edição, chega com novidade a união dos blocos carnavalescos para essa frente de apoio às pessoas mais vulneráveis.  

“Neste momento da nossa história como humanidade, estamos no portal da lembrança, entrando em uma evolução de nós mesmos, um coletivo unificado pelo amor que definimos. A Marcha do Orgulho Trans de São Paulo é um ritual de amor! Amor no sentido de ser uma energia em constante evolução dentro de nós em um universo repleto de possibilidades que nós mesmos criamos e ressignificamos”, afirma Pri Bertucci, produtor executivo da Marcha.

O tema de 2024, Renascença de Gênero, é o alvorecer de uma era onde todas as formas de ser são não apenas possíveis, mas celebradas. Outra parte da programação será o abaixo-assinado para que a sexta-feira do feriado de Corpus Christi se torne também feriado no município, para que a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo entre para o calendário oficial da cidade, e, assim, mais pessoas possam estar presentes, já que o ponto apenas facultativo impede a presença de todes que querem estar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados