Após reunião com Hugo Motta, Bolsonaro pede análise do PL da anistia. Urgência já tem assinaturas necessárias
A avaliação de aliados de Motta é que o deputado busca um caminho que amenize as penas aplicadas
O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou que o PL realize uma análise doPL 2858/22, que trata da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. A ideia, segundo apurou a coluna, é tentar enxugar o texto e focar o mérito da proposta na punição de quem, de fato, praticou depredação do patrimônio público — crime cuja pena é, no máximo, de três anos. O texto deve ser o mais objetivo possível para penalizar quem, comprovadamente, por meio de vídeo, provocou estragos e prejuízos nas dependências dos Três Poderes.
A determinação de Bolsonaro ocorreu um dia após o encontro com o presidente da Câmara, Hugo Motta. Conforme antecipou a coluna, os dois se falaram por telefone na quarta-feira e, em seguida, tiveram um encontro reservado, cujo teor da conversa está sob sigilo.
Nesta quinta-feira, o requerimento de urgência para levar o PL diretamente ao Plenário atingiu as assinaturas mínimas. Nesta sexta, já tem 259 apoiamentos. A avaliação de aliados de Motta é que o deputado busca um caminho que amenize as penas aplicadas, consideradas, em alguns casos, desproporcionais. A ideia é encontrar uma saída em conjunto com o Senado e com o Supremo. Hugo, conforme relatos, tem se reunido com ministros da Corte, como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, relator dos casos envolvendo o 8 de janeiro.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: