Arrimos
"Muro de arrimo aparece como sendo um “muro, usualmente em talude, que suporta e retém um volume de terra”, diz Heraldo Campos
Quando era moleque, ouvi muitas vezes que fulano de tal era arrimo de família e que, segundo o “Aurélio”, é aquela “pessoa que ampara uma família, ministrando-lhe os meios de subsistência”. E nesse mesmo tradicional dicionário, muro de arrimo aparece como sendo um “muro, usualmente em talude, que suporta e retém um volume de terra”.
Na orla da Praia do Itaguá em Ubatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo, como tentativa de conter a erosão pelo avanço do mar, pode-se observar etapas de construção de muro de arrimo, com estaqueamentos de concreto profundos. Nessa mesma faixa de areia, cerca de 1.500 metros ao norte, parece que existem velhas brigas com o mar [1] onde ele vem comendo pelas beiradas [2] esse trecho da Praia, mesmo sendo colocado um muro de gabião, que está cedendo com um ano e sete meses da obra executada, em área que não deveria estar ocupada.
Conforme o dicionário “Houaiss” o muro de gabião é um “elemento de defesa hidráulica constituído por rede de arame ou alambrado de aço usado para proteger da erosão canais de terra, taludes, estradas, etc.” A pergunta que fica é: será que nesse caso especíco vai funcionar a proteção da área ocupada, com esse tipo de obra de contenção?
Confesso que arrimo de família faz tempo que não ouço alguém se referir a alguma pessoa que ajuda outras. Porém, muros de arrimo e de gabião vejo alguns, principalmente em trechos de estradas e de rodovias, instalados para conter a movimentação de massa nos taludes, mas desconheço da eficácia de um muro de gabião usado, por exemplo, para proteger da erosão com a oscilção do nível do mar. Com relação ao muro de arrimo citado, no momento, é esperar para ver o que acontece.
“Aqui / nesta pedra / alguém sentou / olhando o mar / o mar / não parou / para ser olhado / foi mar / para tudo quanto é lado” - Paulo Leminski.
Fontes
[1] “Brigas com o mar” artigo de Cacá Medeiros Filho de 27/03/2025.
[2] “Comendo pelas beiradas” artigo de Heraldo Campos de 26/03/2025.
*Heraldo Campos é geólogo (Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, 1976), mestre em Geologia Geral e de Aplicação e doutor em Ciências (Instituto de Geociências da USP, 1987 e 1993) e pós-doutor em hidrogeologia (Universidad Politécnica de Cataluña e Escola de Engenharia de São Carlos da USP, 2000 e 2010).
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: