Autoridade Climática será Ana Toni ou André Corrêa do Lago
"O presidente Lula escolherá entre dois nomes, nas próximas horas, o ocupante do posto de Autoridade Nacional Climática", informa Tereza Cruvinel
O presidente Lula escolherá entre dois nomes, nas próximas horas, o ocupante do posto de Autoridade Nacional Climática. São eles a Secretária Nacional de Mudança Climática do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, ou o Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Corrêa do Lago.
A nomeação sairá antes da viagem do presidente para Nova York, onde participará de uma série de eventos globais de alto nível: a Cúpula do Futuro, entre os dias 21 e 23, a abertura da Assembléia Nacional da ONU, dia 24, e a reunião extraordinária do G20, no dia 25. A criação do cargo e a redução do desmatamento na Amazônia serão notícias positivas que o presidente dará ao mundo, embora os incêndios que fizeram o país arder nos últimos dias sejam uma nota negativa.
A indicação de Ana Toni é defendida pela ministra Marina Silva. Além de possuir os requisitos técnicos para o cargo, o fato de ser mulher ampliaria a diversidade de gênero do ministério. Mas parece haver mais convergência no interior do governo a favor do nome do embaixador, que já tem reputação internacional no tema e reconhecida experiência como negociador diplomático.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: