TV 247 logo
    Alex Solnik avatar

    Alex Solnik

    Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

    2655 artigos

    HOME > blog

    Bolsonaro comandou duas tentativas de golpe

    "Duas tentativas de golpe são dois crimes, cada um deles explicitado nos artigos 359-M e 359-L", diz Alex Solnik

    Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    No relatório em que pede ao Ministério Público o indiciamento de Bolsonaro no caso dos cartões de vacina falsos, a Polícia Federal apresenta duas revelações e reforça uma constatação.

    Eis um trecho:

    “O presente eixo (cartões de vacina) pode ter sido utilizado pelo grupo para permitir que seus integrantes, após  tentativa inicial de Golpe de Estado, pudessem ter à disposição os documentos necessários para cumprir eventuais requisitos legais para entrada e permanência no exterior (cartão de vacina), aguardando a conclusão dos atos relacionados a nova tentativa de Golpe de Estado que eclodiu no dia 8 de janeiro de 2023”.

    A primeira revelação é que a PF considera ter havido duas tentativas de golpe de estado. Depois da derrota no segundo turno, e até a primeira semana de dezembro, o então presidente tentou cooptar as Forças Armadas, mas foi repelido pelos comandantes do Exército e da Aeronáutica. É o que a PF chama de “tentativa inicial”. Portanto, a primeira.

    Não desistiu, mesmo sabendo que não teria o Exército com ele, insuflou seus apoiadores no jardim do Palácio da Alvorada, a 9 de dezembro de 2022, e nos dias seguintes tivemos os episódios da bomba preparada para explodir no aeroporto de Brasília e o vandalismo no centro da capital, com tentativa de invasão da sede da PF e de atirar um ônibus de cima do viaduto, dentre outras barbaridades.

    De acordo com a PF, o 8/1 foi a segunda tentativa de golpe de Estado, insuflada por quem comandou a primeira.

    A segunda revelação é a ligação entre o inquérito dos cartões de vacinação e o do Golpe de Estado, o que dá a entender que poderão virar um inquérito só.  

    O que se constata é que Bolsonaro também será indiciado, em breve, no inquérito do golpe de Estado e que a PF está certa de que ele comandou os dois golpes.

    Duas tentativas de golpe são dois crimes, cada um deles explicitado nos artigos 359-M e 359-L.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: