TV 247 logo
      Pedro Maciel avatar

      Pedro Maciel

      Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

      555 artigos

      HOME > blog

      Conservadores que nunca leram Burke, liberais que nunca leram Locke e Smith

      Se nunca leu nada, se não desenvolveu juízo crítico sobre doutrinas tão importantes, o que faz com que se reconheça liberal-conservador?

      Livros (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

      Tenho uma implicância gratuita por shopping centers, não gosto de nenhum deles no mundo, salvo o Galleria aqui em Campinas, porque suas curvas, plantas e “céu aberto” respeitam a nossa humanidade.

      Gosto mesmo é de caminhar no centro da cidade, apesar do estado de degradação atual, ele me traz lembranças fundamentais, estou pensando em levar meu escritório para o centro;  gosto de ir à Hípica, espaço de convivência válida, não obstante uma indesejada partidarização; gosto do Facca, do Giovanetti; de restaurantes do Cambuí, como o Theo, Único, Benedito, Filé, dentre outros; gosto lugares que tem música ao vivo e de espaços como o “Escuta o cheiro” em Sousas; gosto de ir à sinfônica; gosto de ir ao campo da Ponte e tomar sorvete; de comer pastel na banca do Armando na feira do Cambuí, gosto das coisas de Campinas, genuinamente campineiras, gosto das coisas simples. Contudo, não gosto de todas as pessoas; sei que devo amar todos na misericórdia de Cristo, mas às vezes não é fácil.

      Um dia desses, depois de caminharmos um pouco pelo centro, fomos ao Giovanetti da General Osório, pedimos pizza de muçarela (a melhor do mundo), eu pedi chopp, a Celinha caipiroska, falávamos dos filhos, das netas, da vida, da necessária prisão dos golpistas, estávamos até de mãozinhas dadas sobre a mesa; então chegou um conhecido de longa data, daqueles que a gente gosta de cumprimentar de longe, pois, como tantos, não tem muito senso de pertinência.

      Ele chegou, sentou-se à mesa e começou a falar sem parar, evidentemente para me provocar, mas eu estava em paz com o mundo naquele dia; falou da “ditadura do judiciário”, dos “presos políticos”, da “perseguição ao capitão”, e sobre outros temas tão caros aos intoxicados informacionais e aos vis de todo gênero.

      Ele me perguntou o que eu achava sobre as cotas para pessoas trans, aprovadas pelo conselho universitário da UNICAMP, “aquela universidade doutrinadora”, mas a minha opinião não importou, acho que ele nem a ouviu.Então ele me sai com a seguinte: “sou conservador nos costumes e liberal na economia”, fui salvo quando o garçom o chamou para uma mesa na calçada, bem longe da minha, nos cumprimentamos e ele ainda incorporou no seu vocabulário um “Deus abençoe!”.Acabou o clima de “mãozinhas dadas” e passamos a nos perguntar o que significaria ser “sou conservador nos costumes e liberal na economia”.

      Pensei que a frase seria mais uma bobagem vociferada por ornitorrincos, os tais liberais conservadores.

      Depois que o Inominável foi alçado à condição de mito, muitos deficientes cognitivos, que nem sabem do que se trata o “conservadorismo”, que jamais leram Edmund Burke, se declaram conservadores.

      Burke, crítico ácido da Revolução Francesa, isso mesmo, o “pai” do conservadorismo foi um crítico de um dos maiores fatos da História, fato que é tido por muitos como aquele que inaugurou a Idade Contemporânea. 

      Se os neoconservadores de botequim não leram Burke, com certeza não leram Locke ou Adam Smith, “pais” do liberalismo. 

      Se, presumivelmente, o meu conhecido, como tantos outros conservadores liberais, nunca leu nada, se não desenvolveu juízo crítico sobre doutrinas tão importantes, o que faz com que ele se reconheça liberal-conservador? E que espécie de patriota ama a bandeira dos EUA? Que espécie de cristão apoia o Estado sionista e o massacre que impingiram aos palestinos? 

      Peço ajuda ao professor João Cézar de Castro Rocha tem destacado a existência de uma aliança internacional entre o capitalismo financeiro (ultra liberalismo) e as igrejas neopentecostais (ultra conservadorismo).

      O professor, muito mais sabido do que eu, tem mostrado preocupação com a influência crescente dos juristas evangélicos no cenário legislativo brasileiro através da “Associação Nacional de Juristas Evangélicos”, cujo principal objetivo é monitorar e assegurar que a legislação brasileira não prejudique a fé evangélica, uma bobagem, pois, a nossa constituição já garante a ampla liberdade de fé e culto.

      Mas o que é esse “neoconservadorismo” que tem raízes no neopentecostalismo?

      A declaração de princípios da Anajure nos dá boas dicas sobre isso. O tal “neoconservadorismo, neopentecostal e ultraliberal” nos remete ao fundamentalismo no início do século 20, um atraso civilizacional enorme, o que só interessa ao capitalismo financeiro e sua sanha de acumulação.

      Esse neoconservadorismo neopentecostal e ultraliberal está presente nos movimentos de extrema direita em muitos países; o professor destaca as intenções de transformar o ordenamento jurídico brasileiro em uma ordem teocrática. 

      O objetivo da extrema direita em todo o mundo é fazer uma engenharia social similar à de Viktor Orban da Hungria; tanto que aqui no Brasil eles já não querem tanto a presidência da República em 2026, eles querem maioria no Congresso, porque se dispuserem de maioria na Câmara e maioria no Senado, eles podem aprovar as propostas de emenda constitucional que desejarem e encaminhar o ordenamento jurídico brasileiro para uma ordem teocrática. Isto é, fiel ao antigo testamento.

      Entre um chopp e outro nos perguntamos: será que é nisso que o meu conhecido impertinente acredita? Ou será ele apenas, como os arruaceiros e golpistas de 8/1, massa de manobra de interesses que nem imagina?

      Rimos da nossa insignificância em relação a tudo isso, voltamos a dar as mãos e planejamos visitar a Clarice, nossa segunda netinha, no dia seguinte.

      Essas são as reflexões.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: