TV 247 logo
      Elvino Bohn Gass avatar

      Elvino Bohn Gass

      Deputado federal (PT-RS) e líder da Bancada do PT na Câmara

      64 artigos

      HOME > blog

      De Nísia a Padilha: Lula põe os melhores na saúde

      "Retorno de Padilha ao Ministério da Saúde é motivo de confiança para todos que acreditam na importância de um sistema forte e eficiente", escreve Bohn Gass

      Nísia Trindade, Lula e Alexandre Padilha (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

      A passagem de Nísia Trindade pelo Ministério da Saúde do governo Lula foi marcada pelo compromisso, pela competência e pela sensibilidade social. Primeira mulher a ocupar o cargo, sua gestão reconstruiu e fortaleceu o SUS. Não poderia ser de outro modo: a marca da história de Nísia é seu profundo respeito pelo direito à saúde pública.

      Ela assumiu o ministério em um momento crítico. O Brasil ainda lidava com os impactos da pandemia e as políticas da pasta estavam desestruturadas. O Ministério da Saúde estava uma bagunça! Mas a enorme capacidade de trabalho de Nísia, garantiu a recuperação da vacinação em massa, enfrentou a desinformação e devolveu credibilidade ao Programa Nacional de Imunizações. Sua dedicação foi fundamental: milhões de brasileiros voltaram a confiar na ciência e na saúde pública.

      Mais ainda: a gestão de Nísia garantiu avanços significativos no acesso a medicamentos e tratamentos, ampliando a distribuição de insumos essenciais para doenças negligenciadas. Sob sua liderança, a Fiocruz, instituição da qual foi presidente, consolidou-se como um dos pilares da pesquisa e inovação em saúde.

      Outro ponto alto: Nísia priorizou a atenção primária e da saúde da mulher. E seu compromisso com a saúde indígena e a ampliação da assistência nas comunidades mais vulneráveis reafirmaram seu olhar humano e sua capacidade de gestão eficiente.

      A verdade é que Nísia deixa um legado inspirador. Seu trabalho foi essencial para reerguer um sistema de saúde que enfrentava desafios históricos, sempre com transparência, diálogo e empatia. O Brasil agradece sua dedicação, e seu exemplo seguirá guiando a luta por uma saúde pública de qualidade e acessível.

      Mas, e o novo ministro? Com Alexandre Padilha, a saúde do Brasil segue em ótimas mãos. E sua trajetória é a prova: tem vastíssima experiência na área e um histórico de compromisso com o fortalecimento do SUS. E ainda é um articulador político de mão cheia, o que lhe confere capacidade de dar continuidade às políticas públicas essenciais e enfrentar novos desafios com firmeza. Portanto, seu retorno ao ministério é motivo de confiança para todos que acreditam na importância de um sistema de saúde forte e eficiente.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados