Dia Mundial da Saúde: direitos reprodutivos e políticas públicas
A proteção à maternidade e à infância demanda o acesso a direitos e diversos serviços
O dia 7 de abril marca o Dia Mundial da Saúde, com o tema “Começos saudáveis, futuros esperançosos”, importante para pensarmos as políticas públicas de saúde materna e neonatal.
A proteção à maternidade e à infância demanda o acesso a direitos e serviços como educação sexual na infância e juventude, planejamento reprodutivo, assistência à violência sexual, interrupção da gestação nos casos previstos em lei, atenção humanizada no pré-parto, parto e pós-parto e exames preventivos, em relação direta com o meio ambiente, o lazer, a saúde mental, a alimentação, as condições de trabalho, moradia e renda. Determinantes para a promoção da qualidade de vida de mulheres e crianças e de toda a sociedade.
No entanto, o acesso desigual a esses serviços, agravado por desigualdades de classe, raça e gênero - próprias do sistema capitalista, são obstáculos concretos à efetivação dos direitos reprodutivos como direitos humanos, reduzindo ou inviabilizando as escolhas, projetos e sonhos das mulheres.
O Mapa da Desigualdade mostra que o acesso nos territórios, como os distritos da Zona Norte e Leste, têm os piores indicadores de saúde pública em relação aos bairros nobres. A diferença entre indicadores relacionados a gravidez na adolescência (81 vezes), mortalidade materna (13,6 vezes) e infantil (21,9 vezes), revela a desigualdade na distribuição de serviços e recursos.
Para pensar em começos saudáveis e futuros esperançosos é preciso garantir o acesso às políticas públicas e assim promover a saúde materna e neonatal em sua integralidade. Cabe à gestão municipal, em diálogo com a sociedade, desenvolver as melhores estratégias para reduzir as desigualdades nos territórios mais vulneráveis, que penalizam e inviabilizam o presente e futuro da população periférica paulistana.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: