TV 247 logo
      André Barroso avatar

      André Barroso

      Artista plástico da escola de Belas Artes da UFRJ com curso de pós-graduação em Educação e patrimônio cultural e artístico pela UNB. Trabalhou nos jornais O Fluminense, Diário da tarde (MG), Jornal do Sol (BA), O Dia, Jornal do Brasil, Extra e Diário Lance; além do semanário pasquim e colaboração com a Folha de São Paulo e Correio Braziliense. 18h50 pronto

      171 artigos

      HOME > blog

      Eduardo Bolsonaro e a saída indubitavelmente pela direita

      Você pode se licenciar por motivos de saúde, mas por tramar contra as instituições?

      Eduardo Bolsonaro (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

      Eduardo Bolsonaro, notório filho número três, depois de todas as tentativas de livrar o pai da prisão após o fracasso do golpe de Estado e inúmeras tentativas de emplacar a anistia, agora pretende fugir para os Estados Unidos com a desculpa de que vai pedir intervenção americana para prender Alexandre de Moraes, vulgo Xandão. Além de uma declarada fuga, pois renunciou temporariamente ao seu cargo na Câmara, está atentando publicamente contra o Estado de direito pedindo que outro país invada o Brasil para prender um Ministro da Suprema Corte do país. 

      Eduardo nos Estados Unidos não terá os ganhos como licenciado, mas como teve experiência em Fast Food, pela rede Popeyes, do qual falava que fazia hambúrgueres, pode ficar tramando contra a República desta forma. Mas a rede é especializada em frangos. Não podemos também desprezar o alarde que está fazendo e fará por lá. Afinal, seu guru, Steve Bannon, pode estar articulando um teatro desde já, para emocionar a todos com a prisão de Bolsonaro pai e voltar como candidato à Presidência com a áurea de salvador da pátria, família e liberdade.

      A estratégia de sumir por um tempo para que esfrie um pouco a atenção que seu nome está tendo dentro do processo de conspiração do golpe. O abandono não será sentido pela família Bolsonaro, mas por seus apoiadores, que serão inflados através desse abandono afetivo/emocional. Tal qual em um relacionamento onde os dois se amam, mas um resolve descartar o outro. Aquela vítima fica com danos afetivos graves, sensação de rejeição, valor, autoestima, fora as consequências físicas de longo prazo. Seus seguidores mais fanáticos ficarão com raiva do sistema, achando que estamos vivenciando uma ditadura, como em um delírio coletivo. Para alguns mais radicais, pode ser uma bomba relógio.

      O mesmo que já deu palestras falando de como é fácil dar um golpe no país e disse: “verás que um filho teu não foge à luta!” estará tramando e conspirando fora do país. Mas a licença para tentar dar um golpe no país é prevista na Lei? Você pode se licenciar por motivos de saúde, mas por tramar contra as instituições é previsto? A boa notícia era que a articulação que o bloco de direita estava fazendo para colocar o Eduardo como presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, foi abdicada. 

      A última cartada seria a manifestação a favor da anistia, promovida no reduto mais conservador do Rio de Janeiro, com a presença do governador do estado e de São Paulo. Porém, mesmo que o governador ou sua assessoria tenha pedido para a PM divulgar que a manifestação teve por volta de 400 mil pessoas, as filmagens e contagens por drones davam conta de 18 mil pessoas. Flopado. Agora, diz que vai lutar com aliados americanos e o próprio Trump para invadir o Brasil. Podemos lembrar que ele levou um pen drive com pretensas informações aos árabes para ajudar a invadir o sistema brasileiro, mas na verdade, estava vendo a Copa do Mundo.

      Os rumos de conspirações pelo mundo não são brincadeira. Kim Philby espionou a Inglaterra para os soviéticos. Ao ser descoberto, pediu asilo na Rússia, pois os estragos que fez nas defesas inglesas e no serviço secreto foram grandes. Para alguns nem tanto. Mas é comparável a um bombardeio aéreo: seu proveito é desproporcional ao seu fascínio. Morreu como um traidor símbolo da Guerra Fria. Por aqui, conspirar contra o país é defendido pela extrema direita como liberdade de expressão. A verdade é que além de crime na Constituição é traição ao próprio país. Eduardo Bolsonaro vai pedir asilo aos Estados Unidos? 

      Eduardo sempre levou o lema “o que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil”, frase dita pelo político conservador brasileiro Juracy Magalhães, interventor Federal nomeado por Getúlio Vargas e ministro da Justiça na época da ditadura militar. A pergunta fica: como ficam os eleitores de Eduardo Bolsonaro? Já sabemos o sentimento de indignação do resto do país diante do fato. E continuará o mesmo.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: