TV 247 logo
      Julimar Roberto avatar

      Julimar Roberto

      Comerciário e presidente da Contracs-CUT

      224 artigos

      HOME > blog

      Feliz aniversário, governo Lula!

      Vamos reavivar a memória daqueles que fingem não ver

      Lula e ministério - 03/04/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

      Quando Lula assumiu a Presidência da República pela terceira vez, o Brasil se encontrava em condições desoladoras. A fome havia voltado a assombrar milhões de famílias, a economia não se aguentava em pé e a credibilidade do país no cenário internacional estava gravemente abalada. Havíamos voltado a ser a “república das bananas”. Passados dois anos e muitos ovos quebrados, finalmente o bolo está assado, e podemos cantar os parabéns. Metáforas culinárias à parte, o que queremos considerar é que ninguém leva um país do caos ao céu em 600 dias, mas já estamos a mais de meio caminho andado. 

      Então, vamos reavivar a memória daqueles que fingem não ver. Um dos marcos mais significativos desta terceira gestão de Lula é a retirada de mais de 20 milhões de brasileiros e de brasileiras do Mapa da Fome. O fortalecimento do Bolsa Família, agora mais robusto e ampliado, garante não apenas um valor adequado para a sobrevivência das famílias, mas também incentivos educacionais, como o programa Pé-de-Meia, que possibilita a permanência dos jovens na escola. Além disso, a reativação do Farmácia Popular devolveu a dignidade a milhões de pessoas que dependem de medicamentos para doenças crônicas, garantindo acesso gratuito a 41 itens essenciais. 

      Os dados econômicos também são consideráveis. O Brasil voltou ranking das 10 maiores economias do mundo. O desemprego atingiu a menor taxa dos últimos 12 anos, fruto de uma política de crescimento sustentado, geração de empregos formais e aumento real do salário-mínimo. Foram mais de 3,7 milhões de novos postos de trabalho criados, consolidando o compromisso fiel do governo Lula com os trabalhadores e as trabalhadoras. A reindustrialização também entrou na agenda estratégica, com a Nova Indústria Brasil e investimentos recordes em setores produtivos. Ao todo, são R$ 3,4 trilhões em investimentos anunciados, públicos e privados, impulsionando não apenas o crescimento, mas também a inovação e a sustentabilidade da economia nacional.

      O país também retomou os investimentos em infraestrutura. Os portos e aeroportos receberam, em apenas dois anos, três vezes mais investimentos do que nos quatro anos anteriores. A concessão do Terminal de Contêineres Santos 10, a maior da história portuária brasileira, é um exemplo da eficiência da atual gestão. O Novo PAC também trouxe resultados concretos, com mais de 20 mil obras em andamento, modernizando estradas, ferrovias, escolas e hospitais. O compromisso com a melhoria da infraestrutura reflete-se até mesmo na ampliação do SAMU, que recebeu 2.067 novas ambulâncias e caminha para universalizar o atendimento até 2026.

      No campo institucional, Lula demonstrou, desde o primeiro dia, um compromisso inegociável com a democracia. O Brasil voltou a se posicionar de forma soberana no cenário internacional, defendendo o multilateralismo e o livre comércio, sem abrir mão de sua autonomia. Na agenda ambiental, avanços históricos foram registrados. O desmatamento na Amazônia foi reduzido em mais de 50%, e Governo Federal retomou a política de demarcação de terras indígenas, garantindo segurança para povos originários e preservação dos biomas.

      Ao completar dois anos, o governo Lula comprovou que é possível combinar crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade. Mesmo sem o apoio do Congresso, as conquistas alcançadas são inegáveis e representam uma nação soberana que, realmente, está dando a volta por cima. 

      Não podemos ignorar os prejuízos deixados pelos quatro anos que antecederam o governo Lula — ou seis, se considerarmos os dois anos de Michel Temer. Muitas dessas marcas serão sentidas por décadas. Mas ficou claro que voto tem força para mudar um país inteiro. E, desta vez, o Brasil escolheu o caminho da reconstrução.

      Parabéns, governo Lula! Feliz aniversário!

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: