TV 247 logo
    Luciano Teles avatar

    Luciano Teles

    Professor adjunto de História do Brasil e da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e autor de artigos e livros sobre a história da imprensa operária e do movimento de trabalhadores no Amazonas.

    73 artigos

    HOME > blog

    Lava Jato, MBL e a política brasileira

    Na realidade, a Lava Jato botou e chocou o “ovo da serpente” da intolerância, do ódio e do ataque à democracia

    Policial federal carrega uma bolsa ao chegar à sede da Polícia Federal em São Paulo (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

    A Lava Jato surgiu com o discurso de combate à corrupção. No entanto, desde o seu início, esse discurso/caminho se mostrou obscuro, em especial pelos métodos anticonstitucionais utilizados (conduções coercitivas desvirtuadas, delações premiadas seletivas e montadas, prisões abusivas, etc.) e personagens explicitamente selecionados e antecipadamente já condenados. 

    Tudo isso ficou provado com a Operação Spoofing. O conluio entre Ministério Público Federal, Polícia Federal e o Juízo de Curitiba, o da 13ª Vara, foi comprovado com a publicação das conversas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol. Decisões e combinações, até mesmo de datas de algumas das operações realizadas, foram estabelecidas e, em algumas situações, propostas por Sérgio Moro. Deltan Dallagnol obedecia. 

    A Lava Jato foi uma operação política e ideológica que destruiu economicamente o país, causando falências de empresas e desempregos. Conforme pesquisa realizada pelo Dieese, R$ 172,2 bilhões deixaram de ser investidos no país e cerca de 4,4 milhões de trabalhadores perderam os seus empregos, tudo isso entre 2014 e 2017. 

    Além disso, a Lava Jato negava a política, porém seus expoentes entraram na política. Claro, era uma operação política! Primeiro Sérgio Moro foi ser Ministro da Justiça do então presidente que ajudou a eleger (prendendo sem provas o ex-presidente Lula, até então favoritíssimo nas eleições de 2018), Jair Bolsonaro. 

    Deu ruim, ficou explícito seus interesses mais vis! Depois se candidatou a Senador. Será cassado! Já Deltan Dallagnol se candidatou e foi eleito Deputado Federal, porém foi cassado. Ambos estão no campo da extrema-direita. 

    Na realidade, a Lava Jato botou e chocou o “ovo da serpente” da intolerância, do ódio e do ataque à democracia. Como dissemos, foi uma operação política de ideologia de extrema-direita estritamente vinculada aos interesses norte-americanos. 

    Já o Movimento Brasil Livre, o MBL, vejam só, diziam-se apolíticos. Hahaha!!! Estão todos na política. Fernando Holiday, Kim Katiguiri e outros. Simultaneamente, junto a Lava Jato, chocaram o “ovo da serpente”. Lava Jato e MBL negaram a política, propagaram a intolerância, o ódio e os ataques a democracia!

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: