Lula, por favor, dê atenção ao Willian em Sumaré (ou, a esquerda pode vencer em Sumaré)
"Apoiar Willian Souza é um dever de todos os democratas, de todos que tem compromisso com o desenvolvimento econômico e social"
Se eu encontrasse o Lula hoje, além de dar um abraço de gratidão nele, eu falaria sobre as eleições de segundo turno em Sumaré, onde se desenvolve, a meu juízo, a mais importante eleição deste segundo turno do interior do estado de São Paulo, tão importante quanto a da capital.
Sumaré, todos devem saber, é uma cidade na Região Metropolitana de Campinas, é a segunda cidade da RMC e nesse 2024 as eleições municipais acontecem em dois turnos. A RMC possui quase quatro milhões de habitantes e mais de dois milhões de eleitores.
No primeiro turno as principais candidaturas se apresentaram da seguinte forma: (1) a extrema-direita teocrática e bolsonarista veio com o vice-prefeito Henrique do Paraíso, cujos grandes feitos nos oito anos como vice-prefeito foram: (a) chutar radares móveis e (b) distribuir corote de cachaça para moradores de rua, (dos seus apoiadores faço uma ressalva, o candidato a vice-prefeito do desequilibrado bolsonarista, talvez seja a maior promessa da política cidade, trata-se de André da Farmácia, filho de Wellington, uma das grandes lideranças da cidade, ambos do MDB); (2) o centro democratico foi representado pelo Eder Ruzza, tio do prefeito e cunhado de Dirceu Dalben (Dalben é hoje deputado estadual e a maior liderança popular de uma microrregião que engloba: Sumaré, Hortolândia, Monte-Mor, Nova Odessa e Paulínia); e, por fim, (3) a candidatura de centro-esquerda, Willian Souza do PT, tendo o União Brasil apresentado o candidato a vice-prefeito e, principalmente, tendo o apoio do PSB, PCdoB, e democratas de outros tantos partidos.
Foram para o segundo turno a extrema-direita neopentecostal, representada pelo atual vice-prefeito, apoiado pelo bolsonarismo e pelo governador carioca e Willian Souza, que ganhou o apoio da REDE (que fez uma campanha linda, propositiva e construtiva) e, presumo, do deputado Dirceu Dalben, liderança fundamental nos últimos trinta anos em toda região.
Mas quem é Willian Souza?
Vejo Willian como um dos principais quadros do PT na RMC e em todo o país; ele, com apenas trinta e sete anos, tem dois mandatos como vereador e uma militância sólida em defesa da moradia; ainda muito jovem fundou o grêmio da escola Solange Maura Albino e começou a dar os primeiros passos no movimento estudantil, tornando-se seu primeiro presidente; estudava e trabalhava, realidade vivida por tantos jovens da periferia; foi presidente da associação de moradores; militou na juventude socialista ligada ao PDT, até que em 2013, filiou-se ao PT, engajando-se ainda mais na luta por moradia das famílias da Ocupação Vila Soma; foi ainda fundador do Comitê de Moradia de Sumaré.
O que é notável é que ele se manteve “do lado certo da História” num tempo de inflexão tristemente conservadora.
A grandeza de sua liderança não pode ser ignorada e precisa ser protegida e a sua luta por moradia deve ser destacada, especialmente a sua luta pela regularização fundiária da ocupação da “Vila Soma”.
Como consequência de sua coerência passou a ser recebido por lideranças nacionais, como o Lula, Dilma, além dos presidentes do Senado e da Câmara, sempre na defesa da moradia.
Apoiar Willian é um dever de todos os democratas, de todos que tem compromisso com o desenvolvimento econômico e social, assim como daqueles que, como eu, acreditam que esse desenvolvimento deve ser, fundamentalmente, voltado para os mais pobres.
Quando conheci Willian Souza ele, assim como prefeito Luiz Dalben, eram jovens, alguns diziam: “são muito jovens”, a que eu respondia: “eles têm a juventude necessária para, de forma genuína, transformar a realidade de pessoas que precisam de atenção do Poder Público; Pelé ganhou sua primeira Copa com 17 anos e não tinha 30 anos na Copa e 1970; ou seja, apenas os jovens são capazes de enfrentar o necessário.
A vitória de Willian afastará da segunda maior cidade da RMC a extrema-direita teocrática e bolsonarista e, vitorioso, ao lado do PSB de Campinas, que tem o Wanderley Almeida como vice-prefeito, dos vereadores dos partidos de centro e de esquerda em toda a RMC, serão de fundamental importância em 2026.
Por isso eu pediria: “Lula, dê um pulinho em Sumaré; a sua presença é fundamental”.
Essas são as reflexões.
Pedro Benedito Maciel Neto, 60 anos, advogado, pontepretano e avô; sócio da www.macielneto.adv.br – pedromaciel@macielneto.adv.br – autor de “Tensão entre poderes”, ed. Apparte, 20024.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: