O país inteiro vai acompanhar a campanha de Boulos
"Municipal pelo horizonte formal, trata-se de uma disputa de caráter nacional pela substância", escreve Paulo Moreira Leite
Numa cidade onde a força do dinheiro costuma alimentar avanços espúrios do conservadorismo político, é preciso ter consciência clara sobre o desafio representado pelo segundo turno da eleição para a prefeitura de São Paulo.
Municipal pelo horizonte formal, trata-se de uma disputa de caráter nacional pela substância -- em função não só pelo sua força econômica e peso social, mas pelo reconhecido papel político assumido pela mobilização de seus trabalhadores e sua juventude em momentos cruciais de nossa história recente.
Foi assim na luta contra a ditadura de 64 e nas mobilizações pelas liberdades democráticas organizadas pelo movimento estudantil. O fenômeno se repetiu nas lutas de várias categorias que, ao lado dos metalúrgicos do ABC, derrubaram a política de arrocho salarial elaborada pelos quartéis que produziram o golpe de 64.
Com este horizonte é preciso encarar o segundo turno das eleições municipais, que irão ocorrer naquelas cidades onde o pleito não se resolveu na primeira rodada.
Todas as disputas municipais têm uma importância imensa, e representam um palco relevante da resistência ao avanço de políticos de extrema-direita e mesmo fascistas em atividade no país.
Toda vitória, em todos os locais, terá seu peso e sua importância.
Pelo tamanho de sua população, pelo peso econômico e por seu papel na história do país, a disputa pela prefeitura de São Paulo está destinada a chamar uma atenção maior, dentro e fora do país.
Basta recordar as notícias que chegam de países vizinhos -- e mesmo de antigos bastiões democráticos do Velho Mundo -- para entender a importância de bloquear a ascensão de modelos políticos de extrema direita e mesmo fascistas.
Numa conjuntura que tem assumido feições inesperadas, com ventos políticos que sugerem uma mudança de situação, é preciso ampliar e fortalecer a campanha de Guilherme Boulos.
O país inteiro vai estar de olho.
Alguma dúvida?
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: