Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

O que esperar das comissões da Câmara sob o comando de Hugo Motta

Presidente da Câmara tem dito que quer priorizar o trabalho das comissões antes de submeter as matérias ao voto da maioria da Casa

Hugo Motta (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira, as 30 comissões permanentes da Casa. O trabalho dos colegiados, em tese, antecede a votação dos projetos em plenário. É nas comissões onde são realizados os debates temáticos, audiências públicas e votações prévias. No entanto, na gestão de Arthur Lira, esse trabalho foi esvaziado por um excesso de requerimentos de urgência, que transferem a discussão diretamente para o plenário, e pelo estilo “trator” do deputado.

Sob Hugo Motta, há quem acredite que o trato será diferente. O próprio presidente tem dito que quer priorizar o trabalho das comissões antes de submeter as matérias ao voto da maioria. Apesar disso, parte do poder do presidente da Câmara está na possibilidade de levar projetos diretamente ao plenário, sem submeter as matérias às comissões. Só o tempo dirá se Hugo seguirá os passos do antecessor ou, como promete, mudará a forma de comandar a Casa.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados