PGR não pode prender e denúncia depende da PF
"A operação da Polícia Federal nesta terça-feira é o prenúncio de que a corporação denunciará Bolsonaro a qualquer momento", prevê Eduardo Guimarães
O que mais se ouve atualmente das pessoas que têm a cabeça no lugar e sabem o risco que o Brasil corre com Bolsonaro solto são pedidos para que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, "prenda" o dito cujo. É preciso, portanto, esclarecer os fatos.
O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público Federal e cabe a ele, em casos como o de Jair Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, oferecer denúncia ao Supremo Tribunal Federal para que este o processe e, enventualmente, condene e mande prendê-lo.
O procurador-geral da República -- não só Gonet, mas qualquer PGR -- só pode fazer isso. Não pode prender e, no caso de Bolsonaro, depende da denúncia da Polícia Federal contra o ex-presidente para, após recebê-la, denunciá-lo ao STF.
Alguns perguntam por que Gonet não denuncia Bolsonaro por roubar as joias sauditas. Quem explica a razão é a Polícia Federal, que informou ao Supremo e à PGR que os casos do cartão falsificado da vacinação, do roubo de joias, da tentativa de golpe e do uso da Abin para espionar adversários políticos são peças do mesmo quebra-cabeças, ou seja, Gonet precisa do indiciamento da PF por tentativa de golpe para oferecer a denúncia ao STF.
A operação da Polícia Federal nesta terça-feira (19/11) é o prenúncio de que a corporação denunciará Bolsonaro a qualquer momento. Muito mais do que provavelmente até a proxima sexta-feira ou, no máximo, até sexta-feira que vem.
Indícios de que assim será está na prisão até de um general por golpismo, algo que jamais ocorreu no Brasil. E a razão de a operação ter sido batizada pela PF como "Operação Contragolpe" denota isso. Ou seja: O STF, a PGR e a PF vão passar o país a limpo.
Viva o Brasil! Ditadura nunca mais!
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: