TV 247 logo
    Alex Solnik avatar

    Alex Solnik

    Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

    2654 artigos

    HOME > blog

    PT será protagonista na Câmara

    "O PT tomou a decisão certa e à altura de suas responsabilidades como maior partido do bloco da esquerda", diz Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, após Gleisi Hoffmann (PR) citar uma aliança oposicionista de 11 partidos para a presidência da Câmara. "Não faz nenhum sentido lançar candidato só 'da esquerda' porque não há votos na Câmara para ele", avalia

    Deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

    Em entrevista, esta manhã, ao programa “Bom dia 247”, comandado por Leonardo Attuch na TV 247, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann explicou que a aliança dos 11 partidos contra o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara prevê que o partido, por ser o maior do bloco – é o maior de toda a Câmara, aliás – terá direito a escolher entre a vice-presidência ou a secretaria-geral, os dois postos mais importantes da Mesa depois da presidência.

    “Não somos nós que estamos aderindo ao Maia e ao seu grupo; eles é que estão abrindo espaço para nós”, disse ela.

    Eu acho que o PT tomou a decisão certa e à altura de suas responsabilidades como maior partido do bloco da esquerda. Não faz nenhum sentido lançar candidato só “da esquerda” porque não há votos na Câmara para ele.

    PT é o maior partido de todos, mas partidos conservadores somados detêm o triplo dos votos que os partidos da centro-esquerda à esquerda.

    O placar, por ora, aponta 249 para o Grupo dos 11 contra 235 do grupo de Bolsonaro. Se os oito deputados do Novo optarem por Bolsonaro (o que é difícil) o grupo chega a 243, ainda abaixo do Grupo dos 11.

    Se os dez votos do PSOL forem para o Grupo dos 11, ele vai virar Grupo dos 12, chegar a 259 votos e ganhar a presidência no primeiro turno.

    Com o PSOL sentado na Mesa Diretora.

    (Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: