Resistência precisa chegar às ruas
Resposta à traição golpista apenas começou. Deve prosseguir até que os culpados tenham sido presos e julgados, sem anistia nem perdão
A derrota do movimento golpista, seguida do encarceramento de seus chefes, deixou um aviso aos navegantes de uma história de avanços e retrocessos que envolve o Brasil há pelo menos uma década,
A lição é clara. Não cabe esperar boas novidades a partir dos conchavos de gabinete, muito menos dos acertos em linguagem elegante pelo alto, com fanfarra militar e troca de flores, falsas juras de amor à Constituição e seus valores democráticos.
Neste início de século XXI assistimos no Brasil, em vários vizinhos sul-americanos e outras partes do Planeta, a um conflito que já transbordou a fronteira das disputas políticas convencionais para exigir a mobilização vigilante dos trabalhadores, da classe média e setores comprometidos com as necessidades da maioria da população.
Em toda parte, os povos se colocam de pé para defender seus direitos e proclamar suas esperanças. Trata-se de um processo gigantesco, onde é possível reconhecer as grandes linhas em disputa.
Numa época de grandes avanços da ciência e oportunidades tecnológicas, que deveriam lançar as bases para modos mais igualitários de civilização, assistimos a uma guerra de ditaduras contra a democracia, da carestia programa contra a abundância mais que possível.
Neste ambiente de risco e esperança, brasileiros e brasileiras devem ir às ruas, de forma organizada, para proteger uma democracia que nasceu na luta dos trabalhadores e no calor dos protestos estudantis. Tornou-se um exemplo para o Continente e uma esperança para o mundo -- e não pode ser esmagada pelo egoísmo canalha dos entreguistas e aproveitadores.
A resposta à traição golpista apenas começou. Deve prosseguir até que os culpados tenham sido presos e julgados, sem anistia nem perdão, numa caminhada à altura do caminho percorrido até aqui.
Alguma dúvida?
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: