Tempos hobbesianos
Vivemos em tempos hobbesianos, não existe lei ou direito internacional , os países agem como querem e órgãos multilaterais estão desmoralizados
Vivemos em tempos hobbesianos, não existe lei ou direito internacional , os países agem como querem e órgãos multilaterais estão desmoralizados. O genocídio continua, agravado pela fome e as doenças de crianças e mulheres, apesar da decisao do cessar -fogo em Gaza.
Curiosamente, Israel ampliou a sua ofensiva para Síria, além de Gaza, o Líbano e o Iêmen. Essa carnificina vai gerar reações no Oriente Médio. A suspeita de que a Rússia tem da ampliação da Otan é semelhante à dos países árabes da expansão de Israel no Oriente Médio. Há movimentos similares entre os dois processos. Um atual na Europa. Outro na região mais rica de petróleo e gás natural. Os atores são aliados e têm interesses comuns
Enquanto isso, a ONU e suas agências são denunciadas por Israel como aliadas ao Hamas, e proibidas de ajudarem os palestinos. A ajuda humanitária aérea pelos EUA humilha os palestinos e os expõem a bombardeios e à morte. Que fazer diante de um massacre que tem tudo para ampliação desse conflito no Oriente Médio, sem a mediação de nenhuma autoridade acreditada?
Pelo visto, Hobbes venceu Kant. Teremos a imagem do pior mundo possível: a prevalência da vontade do mais forte e a inexistência de lei internacional.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: