Gerson Jorio avatar

Gerson Jorio

Professor, engenheiro e jornalista. É autor, entre outras obras, do livro Eleição tem lógica

31 artigos

HOME > blog

Terceira fundamentação dos prognósticos da eleição de 2024 – São Paulo

A FE BRASIL, que conta com a força eleitoral do PT, deve conquistar seis cadeiras

São Paulo (Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Neste artigo, encerro minhas análises fundamentando o prognóstico de ocupação das vagas a serem abertas para o mandato de 2025 a 2028, na Câmara de Vereadores do município de São Paulo. Completando o trabalho, foco agora em dois partidos e duas federações partidárias que meus estudos apontam como detentores das maiores forças eleitorais entre os concorrentes do próximo pleito. São eles: MDB, PSOL/REDE, UNIÃO E PT/PCdoB/PV.

A FE BRASIL (PT/PCdoB/PV), que tem entre seus componentes o PT, sempre contou com a ajuda dos votos de legenda em eleições anteriores, chegando a conquistar até quinze vagas. Em 2020, obteve o seu menor resultado no século XXI, ficando com oito vagas. Desta vez, não deverá ter quantidade significativa desse tipo de voto. Digo isso porque o candidato a prefeito de sua coligação majoritária não é de seu partido e também porque a quantidade total de votos de legenda contabilizados vem caindo. Isso pode perfeitamente ser visto através do gráfico abaixo:

gráfico

De qualquer forma, a FE BRASIL, que conta com a força eleitoral do PT, deve conquistar seis cadeiras.

O UNIÃO, que meus estudos apontam como o partido com maior potencial individual, não tem candidato majoritário e, sem a ajuda dos votos de legenda, deverá ficar com sete vagas das cinquenta e cinco disponíveis.

A federação PSOL REDE, cuja grande força se concentra no PSOL, partido que vem crescendo e é, entre as agremiações de esquerda, a que mais revela novos quadros para o cenário político, deve ficar com sete vagas, seis delas conquistadas já na fase dos cálculos do quociente partidário.

Encerrando minhas análises, temos o MDB, partido que conta com a candidatura do atual prefeito e a ajuda da força da máquina municipal. Além disso, o apoio do governo estadual e o impulso de onze outros partidos à candidatura majoritária devem lhe trazer votos de legenda e alçá-lo ao topo da lista em número de votos válidos. Com isso, poderá conquistar algo em torno de oito cadeiras, seis por quociente partidário e duas através dos cálculos das sobras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados