Você não está louco. Esta distopia genocida é louca
Ao nosso redor somos bombardeados com mensagens tentando nos fazer duvidar da nossa percepção da realidade
Publicado originalmente no Substack da autora em 16 de outubro de 2024
Você não está louco. Eles são os loucos. Aqueles que andam por aí agindo como se tudo estivesse bem. Aqueles que desconsideram o genocídio em Gaza como uma “questão isolada”. Aqueles que não gostam quando você fala sobre essas coisas porque os deixa deprimidos. Eles são os loucos.
Digo isso porque viver no ocidente durante um genocídio apoiado pelo ocidente pode fazer você sentir que está enlouquecendo. Como se talvez houvesse algo errado com você por não conseguir continuar agindo como se o seu governo não estivesse ajudando Israel a queimar pessoas vivas, atirar na cabeça de crianças, destruir deliberadamente o sistema de saúde de Gaza e atacar populações civis com uma guerra de cerco mortal para anexar território palestino. Como se talvez você fosse defeituoso por não conseguir ser tão tranquilo em relação a tudo isso quanto os outros estão sendo.
Mas não há nada de errado com você, e você não é defeituoso. Há algo muito errado com uma civilização que pode aceitar tudo isso. É a nossa distopia genocida que é defeituosa.
A história está repleta de exemplos de atrocidades em massa horríveis às quais a maioria da população não respondeu com a repulsa e urgência apropriadas na época. Escravidão. O Holocausto. O extermínio sistemático de outras populações indígenas em outros projetos colonialistas. A maioria das pessoas que agora olha para trás e julga corretamente essas maldades com o benefício da retrospectiva está caminhando sonâmbula através da sua repetição nos dias atuais na Palestina.
Aqueles que se opuseram às atrocidades em massa da história tendiam a ser minoria, porque se se opor a elas fosse uma sabedoria convencional, elas não teriam acontecido em primeiro lugar. Isso nos mostra que não há uma correlação entre a sabedoria convencional e a verdadeira clareza moral. Não podemos olhar para os outros para avaliar se a nossa posição sobre uma questão está correta, porque a história nos diz que a maioria está muito frequentemente errada nas questões mais importantes do momento presente, quando realmente importa.
E a maioria está errada agora. Aqueles que apoiam flagrantemente os abusos de Israel estão errados. Aqueles que tentam não pensar muito sobre o que está sendo feito em Gaza e no Líbano estão errados. Aqueles que dizem que tudo isso é tão trágico e comovente, mas que é muito complicado e que Israel tem o direito de se defender estão errados. Aqueles que não se opõem às atrocidades de Israel, mas apenas se opõem ao envio de tropas por seus próprios países ou ao uso de seus impostos nisso estão errados. Aqueles que sabem que um genocídio está acontecendo, mas evitam fazer muito barulho porque querem garantir que os Democratas ganhem a eleição [nos EUA] estão errados. Aqueles que sabem que este é um genocídio, mas não respondem a essa realidade com o nível apropriado de urgência, força e foco estão errados.
Ao nosso redor somos bombardeados com mensagens tentando nos fazer duvidar da nossa percepção da realidade. Essas mensagens podem ser explícitas, como a propaganda da grande mídia e os argumentos dos apologistas de Israel que encontramos online. Elas também podem ser sutis, como as mensagens não ditas que recebemos quando ninguém ao nosso redor fala sobre Gaza e como as pessoas ficam desconfortáveis quando o fazemos.
Mas essas mensagens estão mentindo para nós. Nós definitivamente somos aqueles que estão vendo as coisas corretamente. Nós definitivamente somos aqueles que estão respondendo a este pesadelo de forma adequada. Eles são os que estão agindo como um bando de lunáticos passeando casualmente no meio de um incêndio em uma casa.
Não olhe para os outros para avaliar o seu próprio nível de clareza. Em uma civilização que enlouqueceu, você precisa descobrir por si mesmo como é a sanidade. Quando os nossos líderes estão apoiando um genocídio ativo em uma sociedade saturada de delírios induzidos pela propaganda, todos nós devemos ser corajosos o suficiente para nos mantermos firmes por conta própria.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: