ABDI e Abiplast lançam plataforma Recircula Brasil nesta sexta-feira
Iniciativa foi reconhecida pela ONU como pioneira no rastreio de plástico. Evento será realizado no auditório da CNI, em São Paulo
247 - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançam, na sexta-feira (26), a plataforma Recircula Brasil, no Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. A ferramenta permite rastrear e registrar a reutilização de plásticos, contribuindo para aumentar os índices de reciclagem no país e para garantir que o material seja reaproveitado. A plataforma foi reconhecida como modelo de excelência no combate à poluição plástica pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Recircula Brasil proporciona um sistema de rastreabilidade de resíduos plásticos que abrange desde a origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de novos produtos no mercado brasileiro. Para isso, conecta notas fiscais eletrônicas, desde a compra dos materiais até a venda dos produtos finais, monitorando todo o percurso dos plásticos reciclados. Assim o sistema atesta a origem dos materiais e confirma que o produto contém plástico reciclado, garantindo transparência e confiabilidade.
Participam do evento de lançamento o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o presidente-executivo da Abiplast, Paulo Teixeira, o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf, a diretoria de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, e o presidente dos Conselhos da Abiplast e do Sindiplast-SP, José Ricardo Roriz Coelho.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: