TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Ambipar discute soluções para destinação adequada de resíduos sólidos no Brasil

    No Waste Summit 2025, em São Paulo, especialistas apontam inovação e parcerias como caminhos para superar o descarte irregular de lixo no Brasil

    (Foto: Divulgação )
    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Apenas 58,5% dos resíduos sólidos urbanos no Brasil recebem destinação adequada em aterros sanitários, enquanto 41,5% ainda são descartados em lixões e locais irregulares. Os dados, divulgados pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), expõem a urgência de soluções para o problema do lixo no país. Em busca de alternativas, líderes empresariais, especialistas e representantes do setor público se reuniram em São Paulo, durante o Waste Summit 2025, para debater regulação, logística reversa e gestão de resíduos. O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Resíduos Sólidos, com apoio da S2F Partners e Verifica Resíduos.

    Durante o encontro, o presidente da Ambipar Brasil, Fabrício Fonseca, destacou o papel da tecnologia como ferramenta essencial para transformar a gestão de resíduos no país. “Nosso principal foco é buscar inovações para promover a valorização dos resíduos. Somos uma companhia altamente especializada em engenharia de processos e consultoria, que desenvolveu linhas de negócios voltadas para a transformação de resíduos. Temos soluções para recuperação de plásticos, eletrônicos, vidros, materiais orgânicos, tratamento de água e efluentes. Isso nos deu o conhecimento necessário para tornar viáveis economicamente projetos que antes eram inviáveis, graças à nossa expertise técnica para superar esses desafios”, afirmou.

    O encontro também trouxe à tona o papel das parcerias entre empresas, instituições de ensino e o setor público para aumentar os índices de reciclagem no país. Dados recentes do Ministério das Cidades revelam que apenas 1,82% dos resíduos recicláveis secos e orgânicos são efetivamente recuperados no Brasil. Para Fonseca, a cooperação é essencial para reverter esse cenário. “Temos firmado parcerias estratégicas com empresas privadas e instituições de ensino para viabilizar iniciativas que recuperem resíduos e contribuam para um país mais sustentável”, concluiu.

    O Waste Summit 2025 reforçou a necessidade de iniciativas integradas para enfrentar o desafio do descarte irregular. Regulação mais rigorosa, incentivo à logística reversa e maior participação do setor privado foram apontados como fundamentais para melhorar o cenário. Com o debate em pauta, espera-se que os resultados do evento se traduzam em ações concretas para transformar o futuro da gestão de resíduos no Brasil.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: