BNDES e Petrobras fecham nova parceria para restauração ecológica na Amazônia
O programa tem como objetivo promover também a geração de emprego e renda na região
247 – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, assinaram nesta quarta-feira (13) o protocolo de intenções do programa Restaura Amazônia, formalizando uma parceria com investimento de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos, dos quais R$ 50 milhões virão do Fundo Amazônia.
O programa tem como objetivo a restauração ecológica da Amazônia Legal, promovendo também a geração de emprego e renda na região. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, o Restaura Amazônia visa conter o desmatamento e conservar a biodiversidade em terras indígenas, territórios de povos e comunidades tradicionais, além de unidades de conservação.
“Essa iniciativa traz benefícios tanto para a mitigação da mudança climática quanto para as comunidades locais, estruturando a cadeia de restauração e gerando renda e emprego no próprio território. Além de criar um cinturão de proteção para conter o avanço do desmatamento, restaurar as florestas é a forma mais eficiente e barata de promover a captura de carbono, com escala”, explicou o presidente do BNDES.
Com o Restaura Amazônia, o Governo Federal planeja retirar 1,65 bilhão de toneladas de CO2 até 2030.
“A Petrobras apoia projetos de conservação, restauração e uso sustentável de florestas e outros ecossistemas. Esses projetos são reconhecidos por utilizar soluções baseadas na natureza com foco na mitigação das mudanças do clima e aumento da resiliência climática. Estamos usando toda essa experiência para contribuir no financiamento de outros projetos com foco no bioma amazônico”, disse Magda Chambriard. (Com informações de Agência BNDES de Notícias).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: